Última chamada. Destino: Brasil

O Paladar - Cozinha do Brasil, começa amanhã. São três dias de uma deliciosa maratona que inclui encontros entre chefs, aulas, degustações, workshops e jantares em que a cozinha brasileira é a grande atração

O Estado de S.Paulo

29 Julho 2010 | 02h28

O mais importante evento da gastronomia brasileira começa amanhã e você não pode ficar de fora. Serão três dias inteiros entre aulas, palestras, encontros, almoços e jantares. É uma chance única para quem gosta de comer e aprender sobre comida: a de poder olhar o assunto através do ponto de vista do Paladar. Como assim? O evento tem o mesmo espírito do caderno semanal, em que a gastronomia é tratada sem afetação, de maneira descontraída, mas com foco na cultura, na valorização da tradição e na informação. Paladar provoca o encontro, mas quem toma conta do evento são chefs e especialistas convidados de todo o país.

ÚLTIMAS VAGAS

Algumas aulas já estão com a lotação quase completa. Caso do workshop sobre a banana, de Roberta Sudbrack, do jantar com Alex Atala e Rodrigo Oliveira, ambos na sexta-feira, e da palestra de Neide Rigo, Ana Soares e Mara Salles, no sábado.

OPORTUNIDADES ÚNICAS

Shin Koike, do Aizomê, e Thiago Castanho, do Remanso do Peixe (no Pará), cozinham juntos na sexta-feira. O brasileiro Diego Badaró e o americano Frederick Schilling contam como se uniram para fazer um chocolate fino brasileiro. A exibição do documentário O Mineiro e o Queijo, ou É Melhor Nem Falar Nisso, dirigido por Helvécio Ratton, vai terminar em queijo, da serra da Canastra, é claro. No sábado, o crítico de perfumes e escritor americano Chandler Burr e o chef Simon Lau se juntam para fazer um jantar em dois tempos: a primeira parte é olfativa. A segunda, comestível. Os convidados não podem usar perfume, para não prejudicar o aroma dos pratos.

ENCONTROS INÉDITOS

De brincadeira, os mineiros Eduardo Maya e Ensei Neto resolveram testar diferentes combinações de queijo e café. O resultado foi tão animador que eles repetirão as harmonizações amanhã, às 14h30. Outro encontro imperdível será o da também mineira Gasparina de Resende - e seus doces de tacho - com o francês Fabrice Le Nud.

GARANTA O SEU

Já se programou para as aulas do Paladar ? Cozinha do Brasil? Então corra. As degustações de aguardente e cerveja em barril, a feijoada do Rubaiyat e o workshop de Alex Atala já estão com ingressos esgotados

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.