Um prato de mil receitas

THE NEW YORK TIMES

O Estado de S.Paulo

04 Março 2010 | 02h56

Yakissoba é um desses pratos com raiz em diversos países. Muito popular na China e no Japão, há milhares de maneiras de prepará-lo, muitas delas boas. Em comum, todas as receitas levam macarrão, vegetais e, geralmente, alguma proteína animal.

O prato é preparado numa frigideira e finalizado com um molho meio doce, feito rapidamente com os condimentos. A flexibilidade das receitas permite grande mobilidade de preparo.

O macarrão é a parte fácil. Contrariando o que se deduz do nome, o yakissoba não leva soba, mas um macarrão chamado chukamen, feito com farinha de trigo e ovos.

O chukamen parece com o ramen, o macarrão chinês de ovos. De cor amarela, é encontrado fresco ou seco. E você pode escolher aquele que prefere usar.

Já o molho é um pouco mais manhoso. Há receitas que levam de maçã a mostarda - nenhuma delas me agrada. Prefiro prepará-lo com uma mistura de ketchup, shoyu, mirin, Tabasco e molho Worcestershire. Há quem insista que ketchup não cabe na culinária japonesa. É verdade, mas com o yakissoba é diferente.

Os outros ingredientes são livres. Acho carne de porco cortada bem fininha ideal, mas frango, carne de vaca, camarão, tofu, ou uma combinação deles todos, é perfeitamente aceitável.

Repolho picado cozinha depressa e confere ao prato uma crocância refrescante, que contrasta com o macarrão. Mas não há porque não usar broto de feijão, broto de bambu, ou qualquer outro vegetal de cozimento rápido e, além deles, cogumelos.

Yakisoba de porco e repolho

Ingredientes

(4 porções)

Sal

180 g de macarrão chinês com ovo, seco (ou 300g a 360g de

macarrão fresco, se preferir)

1 colher (sopa) de óleo de

gergelim

3 colheres (sopa) de óleo de

amendoim

2 colheres (sopa) de gengibre

fresco picado

2 costeletas de porco fatiadas

1 repolho pequeno, com as folhas rasgadas

2 cenouras fatiadas

2 colheres (sopa) de ketchup

1/4 de xícara de shoyu

1/4 de xícara de molho

Worcestershire

2 colheres (sopa) de mirin, ou um pouco de açúcar

Gotas de Tabasco a gosto

1 maço de cebolinha picada (só a parte branca)

Preparo

Cozinhe o macarrão numa panela com água fervente e sal por cerca de 3 minutos. Escorra e esfrie em água fria corrente. Regue com o óleo de gergelim para não grudar. Reserve. Ponha o óleo de amendoim numa frigideira grande e leve ao fogo médio/alto. Quando estiver quente, junte o gengibre e cozinhe, mexendo, por cerca de um minuto, até começar a cheirar. Adicione a carne de porco e cozinhe por 5 minutos ou ate perder a cor rosada e começar a dourar nas beiradas. Acrescente o repolho e as cenouras e mexa. Tempere com sal e cozinhe até os vegetais ficarem macios. Se necessário, ponha um pouco de água para evitar que grudem. Numa vasilha pequena, misture o ketchup, o shoyu, o molho Worcestershire, o mirin e o Tabasco. Quando os vegetais estiverem macios e todo o líquido evaporar, junte na frigideira este molho e o macarrão. Agite para misturar bem e deixe no fogo até o macarrão esquentar. Sirva com cebolinha picada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.