Um quarto dos adolescentes dirige veículos, diz IBGE

Pouco mais de um quarto dos adolescentes entre 13 e 15 anos dirigem veículos motorizados, como carros e motocicletas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

VINICIUS NEDER, Agência Estado

19 de junho de 2013 | 11h25

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), em que os próprios adolescentes respondem sobre hábitos e comportamento, 27,1% dos estudantes do 9º ano informaram ter dirigido nos 30 dias anteriores à pesquisa.

O hábito é mais difundido entre os meninos, pois 38,6% dos alunos informaram ter dirigido veículos motorizados. Entre as alunas, são 16,6%.

Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa da Silva Jr., a informação é importante para Estados e municípios fortalecerem a fiscalização do cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro. Ele destacou o maior uso de veículos nas Regiões Norte e Nordeste.

"Talvez isso tenha a ver com a substituição de bicicletas ou transporte animal por motos", afirma Silva Jr.

Para piorar a situação de risco, 19,3% dos estudantes declararam não ter usado capacete ao andar de motocicleta nos 30 dias anteriores.

Tudo o que sabemos sobre:
IBGEPeNSEadolescentesveículos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.