Um verbete do 'Dictionnaire Amoureux du Brésil' (Plon)

Sombrinha

04 Junho 2011 | 06h00

 

Viajei durante uma grande parte da noite e o ônibus deixou-me na estação rodoviária de Natal. É uma cidade do Nordeste. É chamada "Cidade dos Reis Magos", e também "Cidade do Sol". E teve um grande papel na história da aviação, mas eu estava cansado. Naquele dia, à tarde, tinha um encontro com o grande folclorista Luís da Câmara Cascudo. Eu queria dormir.

 

Eram quatro horas da madrugada, sem dúvida. Não iria pagar um quarto de hotel por algumas horas apenas. Procurei uma praia. E encontrei uma. Pálida. Distante, uma grande linha branca. Que fazia ruído e espuma. É ali que os vagalhões do oceano se quebram porque há um cordão litorâneo afiado como uma faca. Decidi que esperaria tranquilamente, na minha areia, o sol se levantar, e pensei em Adão, quando se deu conta de que tinha nascido e que havia ondas, gotículas de água, grama, areia e coqueiros.

 

Dormi. Quando acordei, jovens jogavam futebol. Gritavam. A manhã já estava bem avançada. A areia brilhava por causa do sol, mas eu não percebia o que se passava porque estava na sombra. Olhei para cima e vi uma sombrinha sobre minha cabeça. Procurei ver de onde tinha surgido e vi uma menina negra, muito bonita. Devia ter seis ou oito anos apenas. Segurava a sombrinha sobre mim. Braços delgados. Disse-lhe bom dia. Ela disse que o sol era ruim para mim pois minha pele era muito branca. E me repreendeu, e eu pedi desculpas. Ela assentiu com a cabeça. Estava sorridente, mas muito severa. Disse também que não faria isso de novo. Ela fechou a sombrinha e se afastou. Ela era como um sonho. Tinha pernas magrinhas. E dançava, brincando com a ondas que quebravam na praia. Sua sombrinha também dançava.

 

Perguntei a um pescador que passava por ali o nome daquela praia. Ele me respondeu que aquele canto se chamava Genipabu. Fiz muito bem em lhe perguntar.

 

Tradução de Terezinha Martino

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.