Um verbete do 'Dictionnaire Amoureux du Brésil' (Plon)

Sombrinha

04 Junho 2011 | 06h00

 

Viajei durante uma grande parte da noite e o ônibus deixou-me na estação rodoviária de Natal. É uma cidade do Nordeste. É chamada "Cidade dos Reis Magos", e também "Cidade do Sol". E teve um grande papel na história da aviação, mas eu estava cansado. Naquele dia, à tarde, tinha um encontro com o grande folclorista Luís da Câmara Cascudo. Eu queria dormir.

 

Eram quatro horas da madrugada, sem dúvida. Não iria pagar um quarto de hotel por algumas horas apenas. Procurei uma praia. E encontrei uma. Pálida. Distante, uma grande linha branca. Que fazia ruído e espuma. É ali que os vagalhões do oceano se quebram porque há um cordão litorâneo afiado como uma faca. Decidi que esperaria tranquilamente, na minha areia, o sol se levantar, e pensei em Adão, quando se deu conta de que tinha nascido e que havia ondas, gotículas de água, grama, areia e coqueiros.

 

Dormi. Quando acordei, jovens jogavam futebol. Gritavam. A manhã já estava bem avançada. A areia brilhava por causa do sol, mas eu não percebia o que se passava porque estava na sombra. Olhei para cima e vi uma sombrinha sobre minha cabeça. Procurei ver de onde tinha surgido e vi uma menina negra, muito bonita. Devia ter seis ou oito anos apenas. Segurava a sombrinha sobre mim. Braços delgados. Disse-lhe bom dia. Ela disse que o sol era ruim para mim pois minha pele era muito branca. E me repreendeu, e eu pedi desculpas. Ela assentiu com a cabeça. Estava sorridente, mas muito severa. Disse também que não faria isso de novo. Ela fechou a sombrinha e se afastou. Ela era como um sonho. Tinha pernas magrinhas. E dançava, brincando com a ondas que quebravam na praia. Sua sombrinha também dançava.

 

Perguntei a um pescador que passava por ali o nome daquela praia. Ele me respondeu que aquele canto se chamava Genipabu. Fiz muito bem em lhe perguntar.

 

Tradução de Terezinha Martino

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.