Uma torta só de recheio

Só recentemente tortas vegetais entraram em meu receituário. Eu achava que elas tinham detalhes demais, algo meio anos 80. Mas fui conhecendo melhor essas tortas sem massa e comecei a gostar delas. Decidi que era tempo de fazer a minha.

Mark Bittman, THE NEW YORK TIMES, O Estado de S.Paulo

22 Julho 2010 | 02h53

Uma torta vegetal caprichada exige algum tempo de preparo. É preciso grelhar ou assar bem todos os vegetais - têm de ficar tenros - antes de montar a torta. O objetivo final é que os vegetais quase se fundam entre eles. Grelhar é a técnica preferida porque os deixa ligeiramente defumados.

Use os vegetais que tiver à mão. Berinjela, abobrinha, pimentão e cogumelos combinam bem e são fáceis de grelhar. Adicionei camadas de cebola caramelizada, sobras de espinafre cozido (espremer para tirar o líquido) e tomate levemente cozido. Esta receita é um conjunto de orientações com as quais você pode brincar à vontade.

A montagem é divertida. Comece com a berinjela, que proporciona uma ótima base. Depois vá acrescentando os outros vegetais, em camadas, pressionando de vez em quando com uma espátula para deixar a torta compacta. Se você não tiver manjericão fresco, use tomilho ou orégano, mas têm de ser frescos. Coroe a torta com migalhas de pão e parmesão - não uma camada grossa, só o bastante para o pão pegar gosto e formar uma cobertura crocante. Esta não é das receitas mais rápidas e fáceis, mas o trabalho compensa.

RECEITA

TORTA VEGETAL EM CAMADAS

4 A 8 PORÇÕES / 2 HORAS DE PREPARO

Ingredientes

1 berinjela grande cortada em fatias de 0.5 cm de espessura

4 abobrinhas cortadas em fatias de 0,5 cm de espessura

2 cogumelos portobello cortados em fatias de 0,5 cm

1/2 xícara de azeite extravirgem, ou mais se necessário

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

2 tomates-cereja em fatias de 0,5 cm

2 colheres (sopa) de alho moído

1/4 de xícara de folhas de manjericão picadas

1/4 de xícara de parmesão ralado na hora

1/2 xícara de pão esmigalhado, de preferência fresco

Preparo

Aqueça o forno a 200°C. Ponha uma frigideira sobre o fogo médio/alto, Se preferir, prepare uma grelha: o fogo deve estar médio/alto e a grelha a 10 cm da chama.Se for assar, unte 2 assadeiras com óleo. Nos três casos, pincele a berinjela, a abobrinha e os cogumelos com metade do azeite e polvilhe com sal e pimenta. Asse ou grelhe os vegetais de ambos os lados, até ficarem macios.

Unte com óleo o fundo e os lados de uma assadeira de fundo removível com 20 cm de diâmetro. Faça uma camada com 1/3 das fatias de berinjela. Sobre ela, disponha metade das abobrinhas em camadas. Faça o mesmo com os cogumelos, o tomate, Por cima, espalhe o alho moído e as folhas de manjericão.

Polvilhe cada camada com uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Repita as camadas até usar todos os vegetais.

Pressione o topo da torta com uma espátula ou colher para deixá-la compacta.

Polvilhe migalhas de pão e parmesão e regue com uma colher (sopa) de azeite.

Asse a torta até ficar quente por dentro e dourada no topo, por cerca de 30 minutos. Retire e deixe descansar por 5 minutos antes de remover o aro da assadeira. Deixe esfriar por mais uns 10 minutos antes de cortar em fatias.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.