União Européia estuda regras contra poluição de carros

A meta européia é reduzir a emissão média de gás carbônico dos automóveis novos a 140 gramas por quilômetro rodado até 2008, e a 120 gramas até 2012

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Por Agencia Estado
Atualização:

A União Européia (UE) poderá precisar de novas regras para obrigar os fabricantes de automóveis a cortar as emissões de dióxido de carbono, porque é improvável que as empresas consigam atingir as metas voluntárias com que se comprometeram, disse uma porta-voz. A Comissão Européia pressionará pela nova legislação quando apresentar, em dezembro, um relatório sobre os esforços da indústria para atingir a meta de emissão nos carros de 140 gramas de CO2 por quilômetro rodado até 2008, declarou a porta-voz Mireille Thom. Fabricantes japoneses e coreanos concordaram em atingir a mesma meta em 2009. O comissário europeu de Meio Ambiente, Stavros Dimas, pedirá a nova lei "porque os relatórios parecem indicar que os compromissos voluntários podem não estar trazendo o que era esperado", de acordo com Thom. Em 2004, os carros europeus do ano geravam, em média, 161 gramas de dióxido de carbono por quilômetro, enquanto os coreanos produziam 168 gramas e os japoneses, 170 gramas. O corte nas emissões veiculares são parte importante da estratégia européia para reduzir os gases do efeito estufa, sob os termos do Protocolo de Kyoto, acordo internacional para controlar o aquecimento global. A Europa pretende reduzir a emissão média a 120 gramas por quilômetro até 2012. Essa meta, no entanto, não é obrigatória, e a indústria não se comprometeu com ela.

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