Unicamp realiza hoje primeiro dia de provas da 2ª fase

O primeiro dia de prova da segunda fase do vestibular 2011 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começou sem problemas nas duas escolas em que são aplicados os exames na cidade. A Unicamp realiza, até terça-feira, dia 18, prova em 21 cidades brasileiras. Apesar de não haver transtornos, a palavra tranquilidade não correspondia ao contexto antes da prova. Alguns estudantes deixaram parentes à espera tão ansiosos quanto eles, após o fechamento dos portões, às 13h.

TATIANA FAVARO, Agência Estado

16 de janeiro de 2011 | 14h25

A estudante Thaís Cristina Calunga, de 22 anos, tenta pela quarta vez uma vaga em medicina e disse ao irmão, Antônio, de 32 anos, antes de entrar no colégio Sagrado Coração de Jesus, que tem "medo de fracassar outra vez". Acolhedor, o irmão e amigo formado em turismo disse a ela que independentemente do resultado do vestibular, o importante para ele e a família é enxergar que a garota fez o melhor que podia. "O cursinho a ajudou a descobrir o gosto pelos estudos, que a faz querer seguir a área de pesquisa quando entrar na faculdade", afirmou o irmão. "Isso também faz parte do amadurecimento e evolução dela."

Patrícia Alonso, de 19 anos, estuda flauta transversal, é aluna do conservatório de Tatuí, e dedicou-se em 2010 ao cursinho para tentar garantir vaga no curso de música. "Fica tranquila" disse ela à mãe, Elizabeth, ates de entrar para fazer a prova. A mãe ficou calma. Abriu um livro para ler enquanto esperava a filha fazer a prova. "Ela estudou bastante e a vaga no curso de música será o resultado do que ela tem feito ao longo desses anos", disse a mãe. "Vai ser uma conquista para ela, que foi aluna de escola pública e bolsista em escola particular."

Os corações de Marlene e Ademilta Pereira Fagundes, irmã e mãe de Augusto, 18 anos, também batiam mais forte nesse domingo. "Ele é o caçula de 7 irmãos, estamos torcendo para ele conquistar a oportunidade de estudar na Unicamp", disse Marlene. Ansioso, Augusto preferiu o silêncio antes de passar pelo local de prova.

Tudo o que sabemos sobre:
VestibularUnicamp

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.