Vacinação contra gripe começa hoje para gestantes e bebês

O Ministério da Saúde amplia, a partir de hoje, a parcela da população que será imunizada contra a gripe. A campanha de vacinação, tradicionalmente voltada aos idosos e população indígena, agora também atingirá gestantes, crianças de 6 meses até 2 anos e profissionais de saúde. A meta é vacinar 23,8 milhões de pessoas, de hoje até 13 de maio.

Clarissa Thomé / RIO, O Estado de S.Paulo

25 de abril de 2011 | 00h00

A vacina que estará disponível em 65 mil postos de todo o País protege contra os três principais vírus da gripe que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1), que ficou conhecida como "gripe suína".

No Estado de São Paulo, a Secretaria da Saúde pretende vacinar 5,5 milhões de pessoas, cerca de 1,5 milhão a mais que nas campanhas anteriores.

Os grupos que serão imunizados são os que mais sofrem com as complicações da influenza, como pneumonias bacterianas e agravamento de doenças crônicas. A vacina contra o vírus da gripe reduz em até 45% o número de internações por pneumonias entre os maiores de 60 anos.

PARA LEMBRAR

Gestantes, crianças de 6 meses até 2 anos de idade e profissionais de saúde tem de hoje até o dia 13 de maio para procurar um posto de saúde e receber a vacina contra a gripe.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.