Vacinação contra gripe começa no dia 5

A campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 5 em todo o País. Idosos, crianças entre 6 meses e 2 anos, trabalhadores, gestantes e indígenas terão até 25 de maio para ir a um dos 65 mil postos e receber o imunizante. Neste ano, pela primeira vez, a população prisional também será vacinada. A meta é imunizar pelo menos 80% do público-alvo, equivalente a 30,1 milhões de pessoas.

LÍGIA FORMENTI / BRASÍLIA, O Estado de S.Paulo

25 Abril 2012 | 03h32

"A vacina é segura. Ela não causa gripe depois da aplicação", afirmou o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Pessoas com alergia a ovo, doenças agudas, febre ou problemas neurológicos devem procurar o médico antes de se vacinar, para avaliar o que deve ser feito.

Crianças menores de 2 anos que nunca foram vacinadas contra gripe devem receber duas doses, com intervalo de um mês entre cada uma. Aquelas que receberam o imunizante no ano passado precisam apenas de uma dose. A vacina deste ano, produzida pelo Instituto Butantã, é feita com cepas de três vírus, incluindo o que provocou a pandemia em 2009, o H1N1.

O ministro Alexandre Padilha disse que não é obrigatório apresentar a carteira da vacinação. Mas aconselha que população vá com documento, para, se necessário, atualizar outras vacinas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.