Vale construirá siderúrgica no Espírito Santo, diz governo local

A mineradora Vale construirá uma siderúrgica com capacidade para produzir 5 milhões de placas de aço por ano no município litorâneo de Anchieta, no Espírito Santo, informou o secretário de Desenvolvimento do Estado, Guilherme Dias.

REUTERS

27 Agosto 2009 | 12h38

"É um conjunto de investimentos. A Vale, para estruturar essa siderúrgica, vai executar um novo ramal ferroviário e um porto pra poder escoar a produção", afirmou Dias por telefone à Reuters.

Ele não soube dar mais detalhes do empreendimento, como investimento total ou eventuais parceiros da Vale no projeto, e afirmou que o anúncio oficial será feito posteriormente pela mineradora.

A assessoria de imprensa da Vale, no Rio, confirmou que será anunciado em breve um empreendimento da companhia no setor siderúrgico, mas não forneceu qualquer detalhe.

A Vale tinha um projeto no ano passado para levantar uma siderúrgica no Espírito Santo, a Companhia Siderúrgica de Vitória (CSV), em parceria com a siderúrgica chinesa Baosteel. Mas as duas empresas desistiram do negócio em janeiro desse ano, alegando dificuldades relacionadas à crise financeira global.

Posteriormente, a Vale informou que pretendia buscar parceiros para seguir com o projeto.

O presidente da Vale, Roger Agnelli, estava em Vitória nesta quinta-feira em um evento sobre a implantação, pela Vale, de um sistema de controle da dispersão do pó do minério de ferro.

(Reportagem de Natuza Nery e Camila Moreira)

Mais conteúdo sobre:
SIDERURGIAVALEES*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.