Vale vende ativos na Europa para subsidiárias da Glencore

A Vale assinou acordo de venda de suas operações de ferro ligas de manganês na Europa para subsidiárias da Glencore por 160 milhões de dólares em dinheiro, informou a mineradora brasileira em fato relevante nesta terça-feira.

Reuters

10 de julho de 2012 | 19h15

A operação faz parte da estratégia da empresa de se desfazer de ativos que fogem das suas principais atividades para concentrar investimentos em grandes projetos de maior interesse da companhia.

O acordo de venda envolve a totalidade do capital da Vale Manganèse France SAS, localizada em Dunkerque, na França, e da Vale Manganese Norway AS, localizada em Mo I Rana, na Noruega.

"A venda das operações de ferro ligas de manganês na Europa é parte de nossos esforços contínuos de otimização do portfólio de ativos", justifica a maior produtora de minério de ferro do mundo.

O ferro ligas de manganês é um material usado na fabricação de aço de forma a facilitar a mistura de elementos a temperaturas mais baixas.

Em maio, a Vale informara a venda de suas operações de carvão na Colômbia e de caulim no Amapá.

A mineradora assinou acordo de venda de ativos de carvão térmico para a CPC, unidade da Colombian Natural Resources. Com o negócio, a compradora, do banco de investimentos Goldman Sachs, adquiriu mina e infraestrutura, por 407 milhões de dólares.

"A estratégia da Vale de crescimento e criação de valor sustentável engloba múltipla opções, sendo a gestão ativa de portfólio ação importante para otimizar a alocação de capital e concentração dos esforços da administração", disse a companhia em comunicado nesta terça-feira.

A Vale já havia informado o desinvestimento em ativos de caulim, com a venda de sua participação na Cadam S.A para a americana KaMin LLC.

A mineradora se desfez de 61,5 por cento da Cadam por 30,1 milhões de dólares, de acordo com comunicado ao mercado.

As vendas de ativos devem continuar, em processo que a mineradora realiza para dar mais foco a seus grandes projetos, conforme sinalizou à Reuters um executivo da mineradora em entrevista recente. . Participações em blocos de petróleo também estão sendo negociados pela mineradora.

Tudo o que sabemos sobre:
MINERACAVALEVENDE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.