29 de maio de 2012 | 03h04
"Desminto categoricamente que se suspeite de um cardeal, seja ele italiano ou não", de ter vazado esses documentos, afirmou ontem o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.
Dois tradicionais jornais italianos, Il Messaggero e Il Corriere della Sera, denunciaram a existência de um suposto "cardeal traidor". O mordomo seria apenas o bode expiatório de uma disputa na cúpula da Igreja visando à sucessão de Bento XVI.
Para o vaticanista Marco Politi, o vazamento teria como alvo o cardeal Tarcisio Bertone, de 78 anos - um salesiano sem experiência diplomática que foi alçado ao posto de "número 2" do Vaticano. "Ele cometeu muitos erros no início de sua gestão, mas goza de prestígio com o papa", disse Politi. O grupo contrário seria de cardeais ligados ao pontificado de João Paulo II, que teriam perdido espaço com Bento XVI. / AFP, AP e EFE
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.