Veículo da Nasa cai e queima durante teste

Um veículo experimental da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa) foi destruído ontem durante um voo de teste, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Ninguém ficou ferido, mas a nave teve perda total.

MIAMI, O Estado de S.Paulo

10 de agosto de 2012 | 03h07

Integrante do Projeto Morpheus, o veículo, desenhado para missões além da órbita da Terra, caiu e pegou fogo após decolar com sucesso. O Projeto Morpheus vem sendo testado há quase um ano no Centro Espacial Johnson, no Texas.

De acordo com a agência, houve "uma falha em um componente de hardware que impediu o veículo de se manter estável durante o voo". Mais detalhes não foram divulgados, mas os engenheiros da Nasa continuam a investigar as causas do acidente.

"Desde antes dos voos de teste, falhas como essa são esperadas", afirmou a agência. "E são parte do processo de desenvolvimento de qualquer veículo espacial", continuou o comunicado.

A nave do Projeto Morpheus estava programada para passar por cerca de três meses de testes cada vez mais rigorosos. O local escolhido para esses testes fica na parte norte da antiga pista de pouso dos ônibus espaciais. O local foi adaptado para simular a superfície da Lua, com rochas e crateras. O acidente ocorre na mesma semana em que a Nasa festeja o pouso bem-sucedido da Curiosity em Marte. / REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.