Verão simplificado

Mark Bittman, The New York Times,

08 Julho 2010 | 09h42

Dica. Repagine aquela velha receita de peixe cozido no molho de tomate. Foto: Evan Sung/NYT

 

 

Você provavelmente já comeu peixe cozido no molho de tomate, prato que está no menu da maioria dos restaurantes gregos dos EUA. Há dezenas de versões - com farofa de pão, com pimentão vermelho, ou vegetais aromáticos; mas todas elas parecem inutilmente complicadas.

 

No verão, quero uma receita que interfira o mínimo possível na fórmula peixe-tomate. Assim, em vez de cozinhar os tomates, preferi mariná-los. E optei por grelhar ou assar o peixe, e não por cozinhá-lo. Nem o peixe nem os tomates deram trabalho.

 

Veja também:

Receita do peixe à grega com tomates marinados

Assista ao preparo do peixe à grega com tomates marinados

 

Comece com os tomates, embebendo-os em azeite, vinagre, alho, pimenta jalapeño e orégano. Enquanto esses ingredientes liberam seus sucos, volte sua atenção para o peixe.

 

Robalo, badejo ou mesmo truta são boas opções. Escolha um de tamanho médio, ou dois, de preferência comprando no mercado local e obviamente fresco. Se o seu peixeiro for bom, peça a ele para limpar e tirar as espinhas. Se não, apenas limpe e tire a barrigada. Recheie com fatias de limão e tomilho e asse ou grelhe até a pele ficar crocante.

 

Quando o peixe estiver no ponto, os tomates terão virado um molho adocicado, semelhante a vinagrete. O gosto picante complementando perfeitamente a fragrância deste peixe de pele crocante.

Mais conteúdo sobre:
Mark Bittman The New York Times Paladar

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.