Verão simplificado

Você provavelmente já comeu peixe cozido no molho de tomate, prato que está no menu da maioria dos restaurantes gregos dos EUA. Há dezenas de versões - com farofa de pão, com pimentão vermelho, ou vegetais aromáticos; mas todas elas parecem inutilmente complicadas.

Mark Bittiman, The New York Times, O Estado de S.Paulo

08 Julho 2010 | 02h58

No verão, quero uma receita que interfira o mínimo possível na fórmula peixe-tomate. Assim, em vez de cozinhar os tomates, preferi mariná-los. E optei por grelhar ou assar o peixe, e não por cozinhá-lo. Nem o peixe nem os tomates deram trabalho.

Comece com os tomates, embebendo-os em azeite, vinagre, alho, pimenta jalapeño e orégano. Enquanto esses ingredientes liberam seus sucos, volte sua atenção para o peixe.

Robalo, badejo ou mesmo truta são boas opções. Escolha um de tamanho médio, ou dois, de preferência comprando no mercado local e obviamente fresco. Se o seu peixeiro for bom, peça a ele para limpar e tirar as espinhas. Se não, apenas limpe e tire a barrigada. Recheie com fatias de limão e tomilho e asse ou grelhe até a pele ficar crocante.

Quando o peixe estiver no ponto, os tomates terão virado um molho adocicado, semelhante a vinagrete. O gosto picante complementando perfeitamente a fragrância deste peixe de pele crocante.

Ingredientes

2 xícaras de tomates-cereja cortados ao meio

1/4 de xícara de azeite, ou mais

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

1 colher (sopa) de jalapeño macerada

1 colher (sopa) de orégano fresco, ou 1 colher (chá) de orégano seco

4 dentes de alho fatiados

Sal e pimenta-do-reino

1 peixe grande ou 2 menores, sem espinhas e limpo

1 limão fatiado

4 a 6 ramos de tomilho

Preparo

Esquente o forno a 230°C ou ponha uma grelha em fogo médio/alto, a 10 cm do fogo. Misture os tomates, 2 colheres (sopa) de azeite, vinagre, pimenta, orégano, umas fatias de alho e uma pitada de sal e pimenta-do-reino em uma vasilha grande; deixe descansar a temperatura ambiente por 20 a 30 min.

Enquanto isso, com uma faca afiada, faça três ou quatro cortes profundos em diagonal e paralelos de cada lado do peixe. Tempere o interior do peixe com sal e pimenta, depois recheie com o alho restante, fatias de limão e ramos de tomilho. Esfregue o lado externo do peixe com as 2 colheres de azeite restante e polvilhe com sal e pimenta.

Ponha o peixe numa assadeira e cozinhe por uns 20 min. (vai depender do tamanho do peixe). Se for grelhar, grelhe por uns 5 a 8 minutos, até ficar firme o suficiente para virar; vire e cozinhe o segundo lado por mais 5 a 8 min. Assado ou grelhado, o peixe estará pronto quando o exterior estiver crocante e uma faca fina atravessar a carne facilmente.

Prove a mistura de tomate e acerte o tempero, pondo mais se necessário. Sirva o peixe coberto com os tomates e seu suco.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.