Volkswagen compra fatia de 49,9% na Porsche

A Volkswagen anunciou ontem a aquisição de uma participação de 49,9% na operação de carros esportivos da Porsche Automobil Holding, a principal unidade da companhia. O negócio foi fechado em 3,9 bilhões de euros (US$ 5,77 bilhões), como havia sido planejado, e a Volkswagen reiterou que a fusão com a Porsche, sediada em Stuttgart, deve ser concluída em 2011.

Dow Jones Newswires, FRANKFURT, O Estadao de S.Paulo

08 Dezembro 2009 | 00h00

Em um comunicado, a principal companhia automobilística da Europa em vendas confirmou que planeja, como um próximo passo, comprar as operações de varejo da Porsche Holding Salzburg.

No mês passado, os comitês supervisores da Volkswagen e da Porsche abriram caminho para a união das organizações, ao aprovarem contratos determinando detalhes da complexa integração. A aprovação encerrou a dura disputa por poder entre as duas companhias automotivas dos últimos anos.

A Porsche inicialmente tentou adquirir o controle da Volkswagen, mas acabou ficando sem financiamento para concluir a operação, conforme os mercados de crédito se contraíram com a crise global. A dívida líquida da Porsche subiu muito, chegando a 11,4 bilhões de euros em 31 de julho.

Com isso, houve uma verdadeira reviravolta nas negociações. A Volkswagen passou a liderar o acordo, deixando a posição de comprada e passando a ser a compradora. A ideia da Volks é integrar as operações com carros esportivos da Porsche, que se tornará sua 10ª marca, ao lado de nomes como Audi, Skoda e Seat.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.