Aplicativos auxiliam na organização das finanças

Visa lança hoje 10 aplicativos para iPhone, mas que também estarão disponíveis em site

ROBERTA SCRIVANO , O Estado de S.Paulo

07 de novembro de 2011 | 03h07

A partir de hoje os usuários de iPhone e iPad terão acesso a 10 novos aplicativos para auxiliar na organização das finanças pessoais. As calculadoras foram desenvolvidas pela Visa. Entre as alternativas disponíveis, estão aplicativos que auxiliam no cálculo dos gastos com as férias, estimativas de quanto é necessário poupar para pagar uma faculdade e até como fazer para acumular o primeiro milhão.

O lançamento dos aplicativos é mais uma iniciativa de educação financeira da Visa e que integra o projeto "Finanças Práticas". E, como explicam os idealizadores do projeto, as calculadoras também ficarão disponíveis no site do "Finanças Práticas". "É para todos usarem, não só os usuários de iPhone", comenta Sabrina Sciama, gerente de relações corporativas da Visa do Brasil.

Os aplicativos para iPhone e iPad estarão disponíveis na loja online da Apple. O procedimento para baixar o programa é o mesmo de outros aplicativos. "Os usuários de iPhone sabem o passo a passo", diz Sabrina.

Quem quiser utilizar os softwares pelo computador, devem acessar o site: www.financaspraticas.com.br.

As dez calculadoras financeiras gratuitas são: orçamento de volta às aulas, quanto é preciso para fazer uma faculdade, qual valor é necessário poupar para ter uma reserva de emergência, dá para comprar um imóvel?, qual vai ser o rendimento das minhas economias?, junte seu primeiro milhão, orçamento para viagem de férias, orçamento para viagens curtas, como em um feriado, e auxílio para quitar a dívidas. Todas são adaptações de calculadoras já usadas nos Estados Unidos, explica Sabrina.

Basicamente todos os aplicativos têm, em sua tela inicial, lacunas a serem preenchidas pelo usuário. "No caso do aplicativo que auxilia no cálculo de como conquistar o primeiro milhão, a pessoa terá de preencher algumas questões como idade atual, idade que quer alcançar o objetivo, quanto poderá poupar. E daí, o programa irá sugerir a resposta", detalha Sabrina.

Home broker no iPhone. Levar o controle das finanças e dos investimentos no bolso, por meio de aplicativos desenvolvidos para smartphones, é um tendência que deve se expandir rapidamente, segundo especialistas. Nessa esteira, a corretora Socopa também lança um aplicativo do seu home broker.

"Trata-se de um site projetado especificamente para dispositivos móveis, em especial Blackberry, iPhone e Android", explica a corretora.

Para ter acesso ao software, os clientes da intermediária de investimentos devem acessar o site www.socopa.com.br pelo celular e, então, entrar na ferramenta de home broker.

Com o programa, o investidor tem acesso a cotações, book, à sua carteira de aplicações, pode fazer ordens de compra e venda de ações, checar a posição financeira e notícias. Sempre em tempo real.

"Com essa ferramenta, nossos clientes podem operar por celulares com acesso à internet", frisa a Socopa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.