
01 de setembro de 2011 | 11h17
MIAMI - O furacão "Katia", de categoria 1, com ventos máximos sustentados de 120 km/h, pode subir de categoria maior neste fim de semana em seu caminho por águas abertas do Atlântico, indicou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
"Estima-se um fortalecimento extra durante as próximas 48 horas e 'Katia' pode se transformar em furacão de categoria maior (3, 4 ou 5) no fim de semana", previu o NHC em seu boletim das 6h (horário de Brasília).
No momento do boletim, o furacão estava localizado 1.710 quilômetros ao leste das Pequenas Antilhas, perto da latitude 15,2 graus norte e da longitude 45,9 graus oeste.
O fenômeno se desloca rapidamente em direção ao oeste a 32 km/h e espera-se que continue com uma trajetória oeste-noroeste durante as próximas 48 horas.
O NHC assinalou que o fenômeno por enquanto não representa perigo para áreas povoadas e, nas previsões a cinco dias, mostra "Katia" como um furacão de categoria maior (3, 4 ou 5) no fim de semana.
Ao longo da temporada no Atlântico, que começou no dia 1º de junho e termina em 30 de novembro, 11 tempestades tropicais foram formadas, inclusive "Katia", além de um furacão de categoria 3.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.