Quer gim-tônica no bloco? Pega uma latinha e bate uma na outra. Tcha tcha, tcha tcha! Trocadilhos inevitáveis de carnaval à parte, agora é, sim, possível tomar seu drinque preferido no meio da festa mais animada do País, gelado e sem precisar carregar o cantil embaixo do braço. O gim-tônica foi parar dentro da lata.
Mas foram as marcas artesanais que saíram na frente do movimento. Uma das precursoras é a Easy Booze, marca de coquetéis prontos para beber, tocada por quatro sócios, que comercializa o gim-tônica nas versões lata e garrafa desde o início de 2019. A receita da Easy Booze combina gim e tônica, ambos produzidos por eles do zero com ingredientes importados, com um toque de limão.
A ideia nasceu depois que os sócios perceberam que passavam horas fazendo coquetéis para os amigos em casa e que, ao longo da noite, a qualidade do drinque ia caindo. “No terceiro, quarto você já está fazendo de qualquer jeito, e drinques exigem medidas exatas, mais de uma garrafa, a tônica acaba antes do gim, o limão também, e dá um trabalho danado”, entrega George Ferreira, um dos sócios da marca.
As marcas de gim nacional também estão apostando na tendência. O Jungle, primeiro gim produzido em Minas Gerais, lançou a sua versão no fim de 2019. Foram meses de testes até chegar à receita final, que entregasse a mesma experiência do drinque original.
“Não basta só misturar as duas bebidas na lata, tem que pensar na carbonatação (que dá a sensação de refrescância), no amargor do quinino, tem que ter equilíbrio, assim como quando o drinque é preparado por um bartender”, afirma o fundador da marca, Augusto Simões Lopes, que também produz todos os componentes que entram na lata. O primeiro lote, de 10 mil unidades, está perto de acabar, e eles já se preparam para produzir o segundo, desta vez com 20 mil unidades.
Outro gim artesanal que lançou recentemente sua versão foi a Amázzoni. Uma das primeiras marcas de gim nacional que combina 11 botânicos, comprada pela gigante Pernod Ricard no ano passado. A lata da marca já é encontrada nos grandes mercados.
Facilidade
Não, eles não querem que você deixe de ir ao seu balcão de bar preferido. As marcas apostam na praticidade de consumir o drinque em situações sem uma infraestrutura adequada como praia, parques e, principalmente, festas. “Muitas vezes, em grandes eventos os bartenders não têm tanta experiência e têm pressa no preparo dos drinques. Nesses casos a versão na lata entrega não só praticidade, como padrão”, relata Marcos Lee, consultor e sócio da marca de tônicas 202.
Eles miram também bares e restaurantes que querem oferecer opções de drinques, mas não contam com espaço ou pessoas especializadas para prepará-los. É o caso da Bráz Elettrica, que oferece em todas suas lojas as latas de gim-tônica da Easy Booze, assim como os vinhos também nesse formato.
Mas fica a grande questão, os gim-tônicas prontos são bons mesmo, ou apenas quebra-galhos? Para responder à questão provamos e avaliamos às cegas sete marcas disponíveis nos mercados.
:quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/VZZ4WEVL75POJDASXPNH3TLCOA.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/vXCBbXVCesc3gQalEXlzHUzMNns=/768x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/VZZ4WEVL75POJDASXPNH3TLCOA.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/4oNvVaS3LXQclSfTlTOmswC-btk=/936x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/VZZ4WEVL75POJDASXPNH3TLCOA.jpg 1322w)
Reunimos um time de jurados especialistas no assunto para tal missão: a bartender Adriana Pino, sócia do bar Grog e vencedora da etapa nacional do World Class Competition 2018; Rafael Coelho, bartender e sócio dos bares Grog e Estepe; Marcos Lee, dono da The Burger Store e colecionador de gins; o colunista do Paladar Gilberto Amendola, que comanda o Balcão do Giba; e a jornalista Carla Peralva, “amadora” de gim-tônicas.
+ O resultado da degustação você confere aqui.
Prontos para beber
Além da gim-tônica, outros drinques ganharam versões engarrafadas.
Kiro Já virou tradição: a marca de switchel (bebida que combina o doce do mel, a acidez do vinagre de maçã e o picante do gengibre) lança novas combinações alcoólicas todo carnaval. Este ano, duas novidades aparecem nos blocos ao lado do já tradicional Kiro com gim, o Kiro com gim e hibisco e Kiro com rum e cumaru.
:quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/NKVHEJTWP5JFNBEOJZU3FUD2VU.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/GLALc4LbLeM8BiljK8NZNIvvD5c=/768x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/NKVHEJTWP5JFNBEOJZU3FUD2VU.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/hG62N7_1UeKo2iQAjE1g8vggh4s=/936x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/NKVHEJTWP5JFNBEOJZU3FUD2VU.jpg 1322w)
Negroni Bitter & Co. Para os fãs do drinque amargo, a versão da marca Bitter & Co. pronta para beber pede apenas um copo com gelo e uma fatia de laranja. Eles também tem versões engarrafadas de dry martini e rabo de galo.
:quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/LQ6PWHIPEBPQDK6OLJKNEDMX3M.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/c-Hdhnogxi7UJuJxikv6IDfX-DQ=/768x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/LQ6PWHIPEBPQDK6OLJKNEDMX3M.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/77ujqIhBlLaAkNaRJ3ywCfRUdlg=/936x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/LQ6PWHIPEBPQDK6OLJKNEDMX3M.jpg 1322w)
Haiboru É o primeiro highball – mistura de uísque e água gaseificada popular no Japão – em lata do País. O drinque é feito pela Japas Cervejaria, e vem em duas versões: a clássica e outra com yuzu.
:quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/XEAGGHIDLFLYPIJJSVUIHOAGUQ.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/-yqwFQh2hpXricq56H1J7wBS2vw=/768x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/XEAGGHIDLFLYPIJJSVUIHOAGUQ.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/afYOam9tpe3ThLAzoK_nEs_vwcI=/936x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/XEAGGHIDLFLYPIJJSVUIHOAGUQ.jpg 1322w)
Gàz Sake Criado pela sommelière Yasmin Yonashiro, combina saquê gaseificado com fruta na garrafa. São duas versões: lichia com morango e limão-siciliano com capim-santo.
:quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/QBPKAIOK2NJXTHZQHKEO5OGFTE.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/XPz9h2uweCODnhsfdlOC42PYNJg=/768x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/QBPKAIOK2NJXTHZQHKEO5OGFTE.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/HrEfzGBBlTH5UefkyjeDqjHCMsk=/936x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/QBPKAIOK2NJXTHZQHKEO5OGFTE.jpg 1322w)