O Paladar, caderno de gastronomia do Estadão, acaba de completar 17 anos. Em todo esse tempo, nosso banco vem sendo abastecido com receitas escolhidas a dedo, fornecidas por chefs de cozinha, pela colunista Patrícia Ferraz, em sua coluna Prato do Dia, ou pinçadas de bons livros culinária, nacionais e importados. São mais de 2 mil pedidas - entre beliscos, entradas, pratos principais, sobremesas e drinques -, sendo que a grande maioria foi testada e aprovada pela equipe do caderno.
Mas, não tem jeito, apesar das novas receitas que sempre pipocam no banco, entra ano e sai ano e o top 10 - que elenca as queridinhas de público e crítica - dificilmente muda. Prova de que, apesar das modinhas gastronômicas, o gosto dos nossos leitores se mantém fiel a alguns clássicos. Quer saber quais são as receitas campeãs de audiência do Paladar nos últimos anos? Então, segue o fio.
1º Brownie de chocolate
Essa é uma receita básica, muito fácil de fazer em casa e que resulta em um bolo de chocolate compacto, macio e molhadinho, com direito àquela crostinha que todo brownie de chocolate que se preze tem que ter. Não à toa, ela é a nossa campeã de audiência.
2º Molho de tomate perfeito
O preparo do molho de tomate perfeito - ou seja, encorpado, de cor vermelha intensa, sabor adocicado e acentuado de tomate, com aroma fresco do fruto - começa pela escolha dos tomates. Em busca dessa perfeição, o Paladar montou não um passo a passo, mas uma verdadeira cartilha do molho de tomate, que faz muito sucesso até hoje.
3º Caipirinha perfeita
Os ingredientes são apenas três - cachaça, limão e açúcar -, mas, acredite, sem tomar alguns cuidados, dá para fazer, sim, uma caipinha ruim (amarga, com bagaço em excesso, açúcar sobrando no fundo...). Deve ser por isso que essa receita de caipirinha perfeita Paladar ocupa o terceiro lugar no pódio entre as mais lidas por nossos leitores.
4º Pão de queijo perfeito
Receita de pão de queijo é o que não falta na internet, mas essas daqui faz sucesso há anos no Paladar. Ela é bem mineira, feita apenas com polvilho azedo e queijo meia cura. O passo a passo é simples e, assim que você dominá-lo, pode arriscar a substituir o queijo tradicional por outras opções artesanais brasileiras.
5º Banoffee
Ela é a queridinha entre as quase 100 versões de tortas que temos no banco de receitas do Paladar. Pudera! Ela combina banana, doce de leite, chantilly e uma massinha crocante feita de bolacha maisena - tinha como a banoffee não recrutar uma legião de fãs?
6º Maionese caseira
Ah, quem não gosta de uma maionese caseira? A receita não é complicada, o problema é que basta um pequeno deslize para dar tudo errado - há quem diga que, além dos ingredientes nas proporções corretas e do respeito à técnica, é preciso ter fé para alcançar o ponto da maionese perfeita. Muitos leitores têm buscado a ajuda do Paladar nessa empreitada. E você, já tentou fazer em casa?
7º Massa de pastel de feira
Essa receita, que há anos faz um baita sucesso, é exclusiva do Paladar, pois resulta de um compilado de dicas de pasteleiros profissionais e de professores de gastronomia. Seguindo o passo a passo direitinho, você chegará numa massa de pastel de feira sequinha e crocante, boa para carregar qualquer tipo de recheio.
8º Massa de pizza profissional
Essa receita de massa de pizza, desde que foi publicada, em 2018, faz um sucesso danado. Ela faz parte de uma reportagem da jornalista Danielle Nagase, que buscou entregar o bê-a-bá da pizza profissional, para que nossos leitores pudessem reproduzi-la em casa, da massa à cobertura, mesmo sem ter um forno a lenha.
9º Cebola caramelizada
Talvez você não acredite, mas não é preciso colocar nem uma pitadinha de açúcar para preparar uma bela cebola caramelizada - que vai incrementar o seu hambúrguer, o seu quibe forno ou qualquer outra receita que lhe dê na telha. Você vai precisar só de cebolas fatiadas em meia lua e azeite. Vários leitores já descobriram essa mágica - e, por isso, essa receita está sempre em nosso top 10. Você não via ficar de fora, né?!
10º Levain
Muito antes da "pãodemia", essa receita, vira e mexe, já aparecia entre as mais acessadas do Paladar. O motivo, arriscamos, é que não é fácil fazer o próprio fermento natural do zero em casa. Nessa receita do Paladar, você encontra as valiosas dicas de Neide Rigo, que é craque nas receitas de pães caseiros.