Tomar um pingado no balcão da padaria logo cedo não está nada fácil para a população brasileira. O café e o leite estão entre os maiores vilões da inflação dos últimos tempos. De acordo com o IBGE, o leite longa vida acumula alta de 57,42% no ano.
As recentes altas do preço do leite são explicadas pela menor oferta, segundo o “Boletim do Leite”, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Esalq/USP). O período da entressafra ocorre entre o outono e o inverno e os produtores ainda enfrentam os impactos causados pelo La Niña na alimentação dos animais.
Já o preço do café subiu 74,98% nos últimos 12 meses no estado de São Paulo. O cafezinho é difícil de substituir -, para quem não consegue ficar sem a sua dose diária, a opção é trocar por uma marca mais em conta. Inclusive, por conta disso, o Paladar testou algumas das marcas mais populares dos supermercados, a fim de te ajudar a escolher um produto com melhor custo-benefício para o dia a dia. Confira aqui o resultado.
Já o leite apresenta algumas possibilidades. A mais óbvia e cada vez mais popular, são os leites vegetais. Atualmente, é possível encontrar nas prateleiras dos supermercados versões prontas para beber feitas a partir de aveia, arroz, amêndoas, soja, castanha de caju..
Todavia, o leite vegetal industrializado costuma ter um preço elevado, até três vezes o valor do leite tradicional. Como a proposta é economizar, é possível prepará-los em casa, do zero, sendo as versões mais baratas as de aveia, de soja e de arroz. Veja aqui como fazer.
É a mesma coisa que o leite de vaca? Quase, nessa reportagem você encontra um guia completo sobre o que considerar na hora de escolher um leite à base de plantas para sua receita, além de uma visão geral sobre algumas opções.
Solucionado o problema do pingado de todas as manhãs, abaixo separamos algumas receitas deliciosas e perfeitas para as refeições do dia a dia, sem leite e que não machucam tanto o bolso.
Sopa de abóbora com cebolas assadas
Como entrada ou prato principal para uma refeição leve em dias frios, as sopas não precisam ser batidas com leite, um bom caldo de legumes faz maravilhas para um resultado mais saboroso. Essa sopa de abóbora com cebolas assadas é exemplo disso. Na preparação, os legumes vão ao forno antes de virar sopa, ao invés de cozinhar na água – o segredo para deixá-la super saborosa.
Sopa rústica de tomate assado
Muito fácil de fazer, essa receita é de uma simplicidade reconfortante, que a torna perfeita para uma noite fria. Pede apenas tomates, cenoura, cebola, alho e um bom caldo. Veja como fazer.
Arroz de rabada
Saborosa e suculenta, essa receita pode ser feita com a rabada que sobrou do almoço. Fica uma delícia. Confira a receita.
Frango assado com laranja
É fácil de fazer e vai bem com os mais variados acompanhamentos, ou seja, esse prato tem tudo para virar um clássico na sua casa.É delicioso, com um toque cítrico, o adocicado da geleia, além de alho, alecrim e pimenta. O preparo leva dez minutos e aproximadamente 1 hora no forno. Fica ótimo com batata ou abóbora assada. Veja como fazer.
Frittata de raízes
Rápida, fácil e colorida, essa frittata é na verdade uma fórmula, dá para usar as raízes e os temperos e especiarias que preferir – mas, em nome da beleza,não dispense a beterraba e a cenoura, que garantem o colorido especial. Confira a receita completa.
Spaghetti com atum
Sem preconceitos com a lata de atum, ela pode render receitas incríveis e rápidas de preparar, como prova essa receita do chef Renato Carioni, do restaurante italiano Così. Veja como preparar.
Penne alla vodca
Engana-se quem pensa que é preciso de creme de leite para obter um molho cremoso para a massa. Esse molho fica cremoso, picante, o que num dia frio dispensa qualquer acompanhamento. Na verdade, os italianos não costumam servir nem queijo ralado (o preço também anda nas alturas) para acompanhar o penne alla vodca. Confira a receita.
Purê de batata-doce com limão
Esse purê é tão bom que você vai querer comer de colher – mas você pode combiná-lo com uma proteína à sua escolha. A batata-doce vai ao forno com azeite, sal, pimenta e isso faz bastante diferença no sabor. Depois é só amassar bem a batata até ficar com textura homogênea e acrescentar o molho. Veja aqui a receita completa.
Bolo de milho caseirinho
O bolo de milho da chef Heloísa Bacellar é para quem não curte massa muito cremosa e prefere as versões mais sequinhas, com cara de bolo de vó. Mas, olhe só, tem que gostar de coco: o ingrediente aparece bastante, tanto na textura quanto no sabor.
Brownie de chocolate
Brownie é um bolinho compacto de chocolate. Com a crosta crocante e a massa macia, untuosa, quase puxa-puxa, é um dos bolos mais consumidos no mundo. Essa é uma receita básica (sem leite).