Por cinco anos, o chef Lucas Dante e a sommelière Gabrielli Fleming lutaram para manter seu restaurante Cepa no Tatuapé. Mas, apesar de prêmios e de todo o reconhecimento, a casa só lotava nos fins de semana – a maioria dos clientes chegava da Zona Oeste e a distância dificultava as visitas durante a semana. Ficou difícil manter o negócio e eles resolveram abrir mão do sonho de oferecer cozinha autoral fora do circuito gastronômico tradicional. Mudaram o restaurante e a residência para Pinheiros. Deu certo: a casa está lotadao desde a abertura, em agosto de 2024, a espera média para uma reserva é de um mês, e o casal continua indo a pé para o trabalho.
O restaurante está instalado em um dos pontos mais simpáticos do bairro, em frente à praça dos Omaguás. O ambiente descontraído é decorado com obras de jovens artistas brasileiros e a animação impera na sala sempre cheia. O Cepa combina as habilidades de um cozinheiro talentoso e criativo e de uma especialista capaz de garimpar ótimos vinhos, de preferência de pequenos produtores, naturais e biodinâmicos. Mas nem por isso é um restaurante para qualquer um. A comida contemporânea, repleta de ousadias e o cardápio enxuto, composto de pequenas porções, podem desagradar paladares tradicionais. Quem se deixa levar, no entanto, tem boas chances de querer voltar.
O forte ali são as entradas e os pequenos pratos para compartilhar. O cardápio muda conforme a oferta de produtos no mercado. Dante se diverte entre as técnicas ancestrais que andam em alta, defumação, fermentação, cura.. vai criando, testando e encontrando maneiras de harmonizá-las com produtos frescos da estação. Trabalha especialmente bem o que vem do mar. A tartelete folhada de peixe cru é pura delicadeza, a lula na brasa servida com bagna cauda (o molho italiano à base de alho, anchova e atum) e uma fatia de lardo é um dos destaques do cardápio. O pão de fermentação natural tostado na gordura de carne dry aged, coberto com peperonata e aioli, foi eleito a melhor tapa da cidade em 2023 – na época, era finalizado com camarão rosa, agora vem com mariscos. Mas as carnes também merecem elogios, caso do tartar de gado curraleiro com anchovas do Cantábrico e do denver steak com molho béarnaise e fritas. O frescor e a leveza são marca do chef que trabalhou com o romano Marco Renzetti no extinto Osteria del Petirosso (atual dono do Fame Osteria), antes de abrir o próprio restaurante em 2019.
Restaurante Cepa: Praça dos Omaguás, 110, Pinheiros. De quarta a sexta, 19h às 23h; Sábado, 12h às 16h e 19h às 23h; e domingo, 12h às 16h. Fecha segunda e terça. Reservas @restaurante.cepa ou tel. 11-2096-0687