PUBLICIDADE

Colunas

Dicas para deixar a sua experiência gastronômica mais saborosa

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Por aí

Por aí

Conheça o novo Cepa, em Pinheiros

Entradas e pequenos pratos para compartilhar são destaques no restaurante

Por cinco anos, o chef Lucas Dante e a sommelière Gabrielli Fleming lutaram para manter seu restaurante Cepa no Tatuapé. Mas, apesar de prêmios e de todo o reconhecimento, a casa só lotava nos fins de semana – a maioria dos clientes chegava da Zona Oeste e a distância dificultava as visitas durante a semana. Ficou difícil manter o negócio e eles resolveram abrir mão do sonho de oferecer cozinha autoral fora do circuito gastronômico tradicional. Mudaram o restaurante e a residência para Pinheiros. Deu certo: a casa está lotadao desde a abertura, em agosto de 2024, a espera média para uma reserva é de um mês, e o casal continua indo a pé para o trabalho.

O restaurante está instalado em um dos pontos mais simpáticos do bairro, em frente à praça dos Omaguás. O ambiente descontraído é decorado com obras de jovens artistas brasileiros e a animação impera na sala sempre cheia. O Cepa combina as habilidades de um cozinheiro talentoso e criativo e de uma especialista capaz de garimpar ótimos vinhos, de preferência de pequenos produtores, naturais e biodinâmicos. Mas nem por isso é um restaurante para qualquer um. A comida contemporânea, repleta de ousadias e o cardápio enxuto, composto de pequenas porções, podem desagradar paladares tradicionais. Quem se deixa levar, no entanto, tem boas chances de querer voltar.

Salão do restaurante Cepa, no bairro de Pinheiros Foto: Giulianna Nogueira

O forte ali são as entradas e os pequenos pratos para compartilhar. O cardápio muda conforme a oferta de produtos no mercado. Dante se diverte entre as técnicas ancestrais que andam em alta, defumação, fermentação, cura.. vai criando, testando e encontrando maneiras de harmonizá-las com produtos frescos da estação. Trabalha especialmente bem o que vem do mar. A tartelete folhada de peixe cru é pura delicadeza, a lula na brasa servida com bagna cauda (o molho italiano à base de alho, anchova e atum) e uma fatia de lardo é um dos destaques do cardápio. O pão de fermentação natural tostado na gordura de carne dry aged, coberto com peperonata e aioli, foi eleito a melhor tapa da cidade em 2023 – na época, era finalizado com camarão rosa, agora vem com mariscos. Mas as carnes também merecem elogios, caso do tartar de gado curraleiro com anchovas do Cantábrico e do denver steak com molho béarnaise e fritas. O frescor e a leveza são marca do chef que trabalhou com o romano Marco Renzetti no extinto Osteria del Petirosso (atual dono do Fame Osteria), antes de abrir o próprio restaurante em 2019.

Restaurante Cepa: Praça dos Omaguás, 110, Pinheiros. De quarta a sexta, 19h às 23h; Sábado, 12h às 16h e 19h às 23h; e domingo, 12h às 16h. Fecha segunda e terça. Reservas @restaurante.cepa ou tel. 11-2096-0687

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE