PUBLICIDADE

Radar

3 recordes de café que você precisa conhecer

Desde xícaras gigantes a degustações em massa, o grão protagoniza diferentes feitos inusitados

Xícara de café. Foto: amenic181/ Adobe StockFoto: amenic181/ Adobe Stock

Quando se pensa em café, é comum associá-lo à variedade de grãos, aromas e formas de preparo. No entanto, o grão também protagoniza feitos registrados no Guinness World Records, que documenta recordes ao redor do mundo.

Confira três marcas curiosas envolvendo o café:

Maior xícara de café do mundo

A maior xícara de café do mundo está localizada em Guanajuato, no México. Com capacidade para 26.939,22 litros, a estrutura equivale a 5.925,8 galões do Reino Unido e 7.116,59 galões dos Estados Unidos.

O recorde foi alcançado em 10 de dezembro de 2022, em uma ação realizada pelo Tonic World Center SA de CV, em parceria com a Universidade de Guanajuato e o Governo do Estado de Guanajuato. Para preencher o recipiente, que media 3,5 metros de diâmetro e 3,05 metros de altura, foram utilizados 300 kg de café. Veja mais detalhes.

PUBLICIDADE

Maior evento de degustação de café

Em 10 de agosto de 2024, 3.500 pessoas participaram do maior evento de degustação de café do mundo. A ação ocorreu em Kunming, Yunnan, na China, organizada pelo Kunming Dianchi National Tourist Resort.

Durante 16 minutos, entre 13h52 e 14h08, os participantes experimentaram três tipos de café da região de Yunnan, registrando o recorde mundial. Confira.

Maior latte gelado

O maior latte gelado do mundo foi produzido em Canton, Massachusetts, nos Estados Unidos, em 20 de março de 2024. Com 1.044,92 litros, a bebida foi preparada por Nick DiGiovanni e pela rede Dunkin’.

PUBLICIDADE

O processo de produção durou mais de 24 horas e contou com o trabalho de 20 pessoas. De acordo com o Guinness World Records, a receita utilizou 95 litros de café expresso e 375 litros de leite. Saiba mais.

SAO PAULO 06/04/06 Economia / Fazenda de Pindamonhangaba exporta café para a Califórnia (SP) - A Fazenda Cabral, de Pindamonhangaba, que há dez anos resgatou a cafeicultura no Vale do Paraíba, historicamente a atividade mais importante da região, se prepara para exportar nos próximos dias sua segunda remessa de café torrado, moído e embalado, para uma rede de franchising da Califórnia. A primeira, com 750 kg, foi entregue em janeiro, mas as primeiras amostras foram enviadas no ano passado. A remessa foi colocada em embalagens com três tipos de estampas, uma delas é a fotografia do funcionário mais antigo da fazenda, representando o trabalhador rural brasileiro. A fazenda tem 100 mil pés de café, com produção anual de 900 sacas e também atua no segmento de turismo rural, com o projeto “Do pé ao pó”, que mostra, principalmente a alunos do ensino fundamental, desde a preparação das mudas de café até a torrefação e embalagem, finalizando a visita com uma degustação na “casa do café”. Na foto: Grãos de café da Fazenda Cabral. Foto: Luciano Coca/PAGOS Foto: Luciano Coca/Luciano Coca/AE

Teste do café solúvel

Agora que você conhece alguns dos mais inusitados recordes que envolvem o grão, o que acha de descobrir quais são os cafés solúveis com mais qualidade do mercado brasileiro?

PUBLICIDADE

No Paladar Testou, um projeto 100% editorial da plataforma, você pode entender quais são as marcas que se destacaram na avaliação às cegas feita por especialistas da área. Veja a matéria completa.

Teste do café moído

E se você prefere as opções moídas do grão, o Paladar também tem um teste com 11 marcas diferentes para entender quais são as que mais se destacaram nos critérios de aparência, aroma, sabor e textura. Veja a matéria completa aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE