Quem diria que os grãos de café, colhidos da produção cafeeira, dariam origem a uma bebida que ganhou popularidade em todo o mundo? Com seu sabor marcante e aroma agradável, hoje é encontrado em diversas variedades nas prateleiras dos mercados.
Embora seja possível utilizar o café em receitas (veja algumas mais abaixo), ele é comumente ingerido como bebida, fazendo parte da rotina da maioria das pessoas. Mas será que ele engorda ou emagrece? E, afinal, existe algum segredo para evitar o excesso?
Café na rotina
Segundo a matéria de Jane E. Brody ao Estadão, na editoria Life/Style, hoje, é comprovado que o café pode fazer parte de um estilo de vida saudável, desde que consumido com moderação: aproximadamente 240 ml por dia. Sendo assim, o segredo é optar sempre pela bebida pura e se limitar a apenas esta quantidade diária.
Dessa forma, é possível aproveitar os benefícios da sua composição sem preocupações em relação ao peso. No entanto, vale um alerta sobre os acompanhamentos do café, que podem ser um problema.
Café com chantilly, café com uma generosa camada de chocolate embaixo da xícara e outros complementos comumente utilizados para acompanhar a bebida, podem, sim, ocultar seus benefícios e carregar ingredientes com muitas calorias e gorduras.
Ou seja, quer incluir o café em uma rotina saudável? Prefira consumir a bebida pura e na quantidade adequada, evitando excessos e permitindo que seus componentes benéficos fiquem em evidência.
Receitas com café
Você pode explorar o café em receitas como mousse de espresso, pudim de café, panqueca de café e manteiga de café, diversificando sua alimentação com esse grão marcante tanto em sabor quanto em aroma. Confira outras receitas com café neste link.
Melhor café gourmet
O café gourmet é um destaque nas prateleiras como opção aos consumidores. Não sabe qual escolher? Paladar testou nove marcas com a ajuda de especialistas e elegeu o TOP 3 das que mais oferecem qualidade quanto ao conjunto completo. Veja o teste completo aqui.