PUBLICIDADE

Radar

Café da manhã japonês é servido de forma secreta em hotel de São Paulo

Saiba tudo sobre e refeição tradicional asiática servida quase que exclusivamente para hóspedes japoneses

CAFÉ DA MANHÃ ASIÁTICO. Foto: Felipe Rau/EstadãoFoto: Felipe Rau/Estadão

O cinco estrelas L’Hotel PortoBay, que fica a menos de uma quadra da Avenida Paulista, oferece um café da manhã secreto aos hóspedes asiáticos.

Cortesia para hóspedes japoneses, a refeição chega de bandeja e vem como manda a tradição: hashis entre o comensal e a comida, paralelamente à mesa, com as pontas apontando para a esquerda; missoshiro à direita, gohan (o arroz cozido no vapor) à esquerda; proteínas no centro e uma porção de acompanhamentos, como descreve a jornalista Fernanda Meneguetti, em matéria publicada no Paladar.

Café da manhã ou jantar?

Os elementos presentes no desjejum podem ser parecidos ou os mesmos servidos em um jantar. O que diferencia uma refeição da outra, como reza a lenda, seria a quantidade de temperos ou a ausência de frituras, mas essa teoria não é unânime.

Destaques no cardápio

PUBLICIDADE

Em uma casa japonesa comum, uma proteína já é suficiente, mas no PortoBay há quatro opções: peixe, ovo, nattō (soja fermentada) e tofu. Também são servidos como acompanhamento tsukemono (picles japoneses), nori e uma saladinha verde, sem tempero. Para harmonizar tudo, chá verde.

Refeição tradicional asiática é secreta

O L’Hotel serve essa experiência a hóspedes asiáticos há anos, mas ela sempre foi mantida em sigilo. Além dos japoneses, qualquer hóspede pode pedir o café da manhã, mas com 48 horas de antecedência.

Para os não japoneses, porém, a refeição tradicional asiática custa R$ 140 e não é um ‘mimo’. Além disso, não-hóspedes não têm acesso ao café da manhã secreto.

PUBLICIDADE

  • Onde: Al. Campinas, 266, Jardim Paulista.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE