PUBLICIDADE

Radar

Descubra quais são os 3 ingredientes que mais brilham nas Festas Juninas

Esses são frequentemente utilizados nos preparos em várias regiões do Brasil

Quitutes de Festa JuninaFoto:

As Festas Juninas contemplam muitos ingredientes entre as fartas mesas montadas. Você sabia que existem três que são as grandes estrelas das receitas?

São eles: o milho, amendoim e a mandioca. Esses são amplamente parte dos sabores juninos, e a variação regional existente explora as possíveis combinações deles ao paladar, conforme informações do infográfico escrito por Maria Isabel Miqueletto ao Paladar.

Milho

É bastante comum consumir o milho apenas cozido ou direto da espiga, mas o ingrediente também surge em receitas como o curau, a pamonha ou a pipoca, pratos que facilmente representam a época. Os grãos e farinhas derivados do milho são muito explorados na região Nordeste, especialmente porque a colheita ocorre na mesma época das festas, e o milho também ganha espaço na região Centro-Oeste.

  • Curau

PUBLICIDADE

Esse doce é fácil e exige pouco tempo de preparo. Os ingredientes necessários são: duas latas e meia de milho verde escorrido, leite integral, margarina, canelas em pau e em pó, leite condensado e leite de coco. Veja a receia completa aqui.

Curau Foto: Divino Fogão

Amendoim

Assim como o milho, o amendoim também é frequentemente consumido apenas cozido ou integrado em receitas. Ele adiciona crocância a pratos, como o pé de moleque, popular no Nordeste, e acrescenta mais sabor a bebidas, como a batida de cachaça com amendoim, tradicional do Norte.

  • Batida de cachaça com amendoim

PUBLICIDADE

O resultado é uma batida bastante cremosa que pode ser preparada em três passos. Para ter sucesso no resultado, é necessário ingredientes como leite condensado, amendoim torrado, cachaça e bastante gelo. Veja a receita completa aqui.

Batida de cachaça com amendoim Foto: Wagner Ribeiro

Mandioca

A mandioca é comumente utilizada no Norte do Brasil devido a forte influência indígena em diversos pratos, como um bolo de mandioca, Souza Leão ou o mané pelado, ou seja, versões tradicionais da época. Ela também pode ser consumida de maneira simples, sendo apenas assada ou cozida.

  • Bolo mané pelado

PUBLICIDADE

A base principal do bolo mané pelado é a mandioca. A receita pode ser preparada em cinco passos, incluindo o tempo de forno do bolo, que leva aproximadamente 50 minutos até dourar. Veja a receita completa aqui.

Bolo mané pelado Foto: Dawilson Fonte

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE