PUBLICIDADE

Radar

Os 3 pratos mais populares da região Sudeste, segundo o TasteAtlas

Descubra se o seu favorito está entre eles e veja receitas para degustar os quitutes em casa

Pão de queijo caseiro. Foto: Flavia Novaes Nakamura/Adobe StockFoto: Flavia Novaes Nakamura/Adobe Stock

As variações regionais não estão apenas relacionadas à culturas e linguagem, mas também à gastronomia. Um exemplo disso é a classificação do TasteAtlas, que elegeu os pratos mais populares região Sudeste e destacou as diferenças entre os do Norte e Nordeste, por exemplo.

O guia gastronômico revelou que a coxinha, o pão de queijo e o feijão tropeiro são os pratos mais populares da região Sudeste. Veja mais detalhes abaixo e confira receitas deliciosas de cada um deles:

Coxinha

A coxinha é descrita como um aperitivo facilmente encontrado em restaurantes, bares, padarias, cafés e outros estabelecimentos comuns de São Paulo. A iguaria é caracterizada por sua massa frita recheada com frango e catupiry, que também pode ganhar diferentes versões em receitas especialmente pela versatilidade do recheio.

  • Coxinha tradicional

PUBLICIDADE

Embora você possa experimentar a coxinha de camarão ou veggie, a versão tradicional é mais popular. Ela pode ser feita em casa, basta aprender os segredos para preparar a perfeita combinação da massa, recheio e fritura do aperitivo. Veja a receita completa aqui.

Coxinha tradicional Foto: Carol Coxinhas

Pão de queijo

A combinação de uma massa crocante por fora e macia por dentro resulta em uma iguaria muito comum em Minas Gerais: o pão de queijo. Ele é especialmente consumido durante um café da manhã acompanhado de uma bebida quente. Sua popularidade o torna o segundo colocado da classificação do TasteAtlas sobre os pratos mais populares da região Sudeste.

PUBLICIDADE

  • Pão de queijo de inhame

Pão de queijo tradicional, de tapioca ou de inhame? As três receitas você pode encontrar no caderno de receitas de Paladar, com destaque para o pão de queijo de inhame. A receita, compartilhada ao Paladar pela chef Elisa Jardim, fica pronta em apenas quatro passos e precisa de poucos ingredientes. Veja a receita completa aqui.

Pão de queijo de inhame. Foto: Ligia Skowronski

Feijão tropeiro

PUBLICIDADE

Esse prato considerado versátil é feito tradicionalmente com ingredientes deliciosos e integrantes da culinária mineira, como carne, farinha de mandioca e temperos diversos. Ele pode ser consumido puro, mas é mais comum que esteja acompanhado por outros elementos.

  • Feijão tropeiro

Linguiça calabresa, alho, ovos caipiras, farinha de mandioca, bacon e manteiga são parte dos ingredientes para preparar a receita. Você pode finalizar o feijão tropeiro com coentro e cebolinha para adicionar ainda mais sabor à receita. Veja a receita completa aqui.

Feijão tropeiro com barriga de porco Foto: Beto Roma

TasteAtlas

PUBLICIDADE

As sugestões e pontuações do guia gastronômico são baseadas em votações e opiniões populares, ou seja, de pessoas que não são especialistas em gastronomia. Os usuários do TasteAtlas também votam de 0,5 a 5,0 em pratos, bebidas e restaurantes autênticos, com a plataforma posteriormente reunindo esses dados e criando médias globais.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE