PUBLICIDADE

Restaurantes e Bares

Chef italiano estrelado cozinha no Nino

No dia 11 de fevereiro, Ciro Scamardella, do Pipero, faz jantar em São Paulo

Ciro Scamardella, do Pipero, uma estrela Michelin romano. Foto: PiperoFoto: Pipero

Em outubro do ano passado, Ciro Scamardella, do Pipero, uma estrela Michelin romano, e Marco Renzetti, do estrelado paulistano Fame Osteria e do Nino, cozinharam em Udine durante o 25º festival Ein Prosit. A missão? Uma carbonara lazio-brasileira memorável. Embora Ciro chefie em Roma, romano mesmo é Marco Renzetti, de maneira que para ambos pasta à carbonara é coisa séria.

No caso do primeiro, é a única massa que ele jamais conseguiu excluir do menu. Já no de Marco, foi símbolo de sua Osteria del Petirosso e hoje marca o revival do Nino. Apesar disso, no encontro da próxima terça, dia 11 de fevereiro, a partir das 19h30, nem um e nem outro preparará o clássico romano. “A ideia é usar os ingredientes do dia a dia do Nino em receitas inéditas, justamente para mostrar as mudanças positivas que implementamos desde minha entrada”, conta o anfitrião.

Nesse sentido, o jantar que abre as comemorações dos 10 anos da trattoria do Itaim reflete o trabalho “de reformulação do cardápio, revisão dos produtos, novos treinamentos de cozinha” que Marco vem fazendo desde abril. “A gente quer tirar um pouco de poeira do Nino. Trazer um chef renomado da Itália é uma maneira de estimular a brigada e mostrar a qualidade do que a gente pode entregar daqui para frente”, complementa Marco.

O menu de R$ 590 contará com prosciutto di San Daniele (presunto cru de origem protegida), polvo alla luciana (cozido no próprio caldo com azeitona taggiasca e tomate), calamarata con genovese (massa anelada com ragú de costela bovina e cebola, sem tomate), pasta fresca all’amatriciana, bracioline di wagyu (rolinhos de bife de wagyu com pecorino e pinoli) e delizia al limone di Sorrento.

Esta última receita – e única doçura da noite – foi criada no fim dos anos 1970 e se tornou um clássico da Campânia, região onde Ciro nasceu. Consiste em cúpulas de pão de ló macio bem fofinho, recheadas com creme de leite e limão, mergulhadas em calda de limoncello, cobertas com um glacê perfumado com limão e decoradas com chantili. Tudo servido bem geladinho!

PUBLICIDADE

A harmonização (R$ 310) do menu festivo ficou a cargo de Erika Renzetti, sommelière do Fame. Para a ocasião, ela selecionou vinhos especiais de diferentes regiões da Itália, incluindo um Spumante Brut Millesimato 2023 do Vêneto, o branco Gavi La Rocca 2021 do Piemonte, o Etna Rosso 2021 Tenuta dele Terre Nere, da Sicília, o Barbera d’Asti l’Avvocata 2018, mais um piemontês, assim como outro siciliano, o Nero d’Avola Regaleali 2022 Tasca d’Almerita. Para finalizar, há limoncello artesanal. Reservas devem ser feitas pelo Instagram @ninocucina.

Nino

R. Jerônimo da Veiga, 30, Itaim Bibi. Ter., 11 de fevereiro, 19h30. Tel.: (11) 3368-6863

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE