PUBLICIDADE

Restaurantes e Bares

Gastronomia da periferia tem premiação internacional

Projetos sociais relacionados a alimentação conquistam o reconhecimento de entidades de outros países

Thiago Vinícius esua mãe Dona Nice, do restaurante Organicamente, no Campo Limpo. Foto: Tiago Queiroz/EstadãoFoto: Tiago Queiroz/Estadão
Thiago Vinícius esua mãe Dona Nice, do restaurante Organicamente, no Campo Limpo. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto de Pandemia da covid-19 no Brasil, divulgado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN) em junho deste ano, 58,7% da população está com algum grau de insegurança alimentar e 33,1 milhões de brasileiros passam fome no País. Diante desse cenário alarmante, diversas iniciativas que geram impacto social por meio da gastronomia se tornam essenciais nas periferias do Brasil. E esses projetos têm recebido uma série de prêmios internacionais.

Uma das iniciativas que receberam reconhecimento internacional foi o Gastronomia Periférica, projeto social comandado por Edson Leite e Adélia Rodrigues investe na formação de jovens para atuar como cozinheiros no mercado gastronômico. Em junho, o projeto recebeu menção honrosa no Basque Culinary World Prize, prêmio concedido pelo Centro Culinário Basco, localizado em San Sebastián, e pelo Governo do País Basco, que reconhece iniciativas que geram impacto social por meio da gastronomia. 

Já o projeto social Maré de Sabores entrou, recentemente, para a lista do 50 Next, uma iniciativa do 50 Best que reúne jovens que realizam ações sociais em torno da alimentação pelo mundo. Sob o coordenação de Mariana Aleixo, o projeto que faz parte da Redes da Maré, organização da sociedade civil que atua três décadas no Complexo da Maré, um dos maiores conjuntos de favelas do Rio de Janeiro, oferece diversas oficinas gastronômicas para moradoras da região. 

Outro projeto que entrou para a lista do 50 Next em 2021 foi a Agência Solano Trindade, sob o comando de Thiago Vinicius de Paula da Silva no bairro do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo. O projeto reúne o Armazém Organicamente, que vende para a comunidade frutas, verduras e legumes vindos da agricultura familiar, além do restaurante Organicamente Rango, que serve receitas que permitem o aproveitamento dos alimentos em sua totalidade.

PUBLICIDADE

Veja a reportagem completa no site Na Perifa

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE