Por Rafael de Souza, consultor de negócios do Sebrae-SP
De acordo com a pesquisa Tracking the Coronavirus 2020 realizada pela Ipsos, como consequência do novo surto do coronavírus, 41% dos brasileiros têm sofrido de ansiedade, sendo que as mulheres são as mais afetadas. Enquanto 49% se declaram ansiosas, 33% dos homens estão lidando com o sintoma no momento.
É de se esperar tal sintoma entre outras questões emocionais. Afinal, como lidar com isolamento social, restrição de funcionamento presencial da empresa, queda no faturamento, medo de ser contaminado pela covid-19 ou de perder alguém querido para esta doença e, por fim, lidar diariamente com outras tantas imprevisibilidades causadas pela pandemia?
Antes de responder a esta pergunta, você já parou para refletir que a pandemia antecipou muitos avanços tecnológicos e exigiu que as empresas inovassem? Pois bem, inovar exige que o empreendedor saia da zona de conforto para enfrentar o novo, isto também gera ansiedade.
Diante do cenário e dos desafios citados até aqui, é imprescindível que o empreendedor desenvolva sua inteligência emocional. É com essa competência que ele conquistará o tão sonhado sucesso pessoal e profissional.
Mas o que é inteligência emocional?
De acordo com o escritor e palestrante sobre o tema, Daniel Goleman é "a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos".
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Empreendedor, conheça a seguir 10 dicas para o desenvolvimento da sua inteligência emocional. Elas podem ajudar nesta jornada de desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo que você supere os desafios diários de forma mais equilibrada entre racional e emocional.
- Busque o autoconhecimento, se possível com um apoio profissional. Existem muitas ferramentas que podem ajudar a entender melhor o seu perfil, qualidades e pontos a melhorar para você aproveitar melhor suas competências.
- Observe e analise o seu comportamento, tenha cuidado para levar a própria vida no "piloto automático", fique atendo com os "gatilhos" que despertam cada uma das suas emoções básicas (medo, tristeza, alegria, raiva e nojo).
- Gerencie as suas emoções. Não adianta apenas observar e analisar o seu comportamento se você não conseguir gerenciar suas emoções. Estou te lembrando de um conselho que possivelmente já ouviu dos seus avós: conte até 10 e não aja por impulso, possivelmente você falará coisas e tomará decisões no calor da emoção que não atrairão bons resultados.
- Foque em atuar dentro da sua zona de influência, ou seja, saiba identificar o que é de sua responsabilidade e atue como protagonista para agir, além de delegar o que pode para sua equipe. Nada de terceirizar toda a culpa de maus resultados da empresa, faça a sua parte.
- Seja empático. O "outro" tem uma história de vida, valores, crenças, entendimentos, emoções e necessidades que são só dele. A empatia está relacionada a entender o outro nas necessidades e expectativas dele ("calçar os sapatos do outro"), não é oferecer ao outro o que você gostaria de receber.
- Saiba se comunicar. Essa competência ajudará em muitas atividades como: liderar melhor sua equipe, fazer boas negociações, desenvolver uma valiosa rede de contatos para parcerias, atrair e fidelizar clientes pelo bom atendimento.
- Conheça seus limites e busque apoio sempre que precisar. Nada de achar que é o "Super Homem" ou a "Mulher Maravilha", permita-se errar, descansar, compartilhar suas fragilidades com quem pode ajudar a se desenvolver, querer ser "forte" 100% do tempo pode se tornar a sua maior fraqueza.
- Trabalhe o seu modelo mental. Busque atuar no modelo de crescimento em que você seja uma pessoa de atitude, que tem autoconhecimento, que gerencia suas emoções, que foca na solução e sempre vê "o copo meio cheio", afinal, enquanto alguns choram outros vendem lenço.
- Não crie problemas de estimação, aqueles os quais você se apoia para se manter na zona de conforto, tais como: "não tenho tempo" (ou seria prioridades?), "...e se não der certo?" (mais e se der certo?), "nunca fiz isso, não sou capaz" (você já não fez tudo que sabe pela primeira vez?).
- Pratique todas as dicas anteriores todos os dias, assim como ir apenas um dia na academia não lhe torna mais forte e saudável, praticar a inteligência emocional um dia ou outro também não lhe permitirá se desenvolver, visto que é a constância, disciplina e os bons hábito que farão você desenvolver sua Inteligência Emocional.
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