Criar mudanças econômicas positivas duradoras para famílias de pequenos agricultores rurais da América Latina e do Caribe. Com essa missão, a Acceso, que se posiciona como uma construtora de negócios sociais, fornece o suporte para que os produtores possam aumentar a produtividade e lucratividade da atividade.
Para isso, disponibilizam um programa de assistência técnica – visando à economia de custos, melhoria na produção e adaptação climática –; financiamento personalizado; e apoio para acessar mercados, fazendo com que o sistema de produção alimentar funcione para todas as pontas da cadeia, não apenas para os que detém o capital.
Parte relevante do trabalho desenvolvido pela Acceso é o apoio dado às mulheres que, muitas vezes, compõem a parcela mais vulnerável do ecossistema de agricultura familiar na América Latina e no Caribe.

Nesse contexto, a estratégia do negócio é reduzir as lacunas entre os pequenos produtores e os compradores comerciais, atuando como um intermediário ético e um competente parceiro para fortalecer a produtividade e o poder de barganha dos produtores – o que resulta no aumento da renda das famílias.
Fundada em 2010 pelo filantropo e empresário canadense Frank Giustra, a Acceso já apoiou mais de 26 mil agricultores e articulou US$ 83 milhões em vendas. Entre os mais de 240 compradores estão grandes redes como Subway.
De acordo com dados da Acumen, que apoia a iniciativa em ações na Colômbia, os pequenos agricultores do país vivem o desafio de estarem desconectados dos mercados formais, dependendo de intermediários. Como resultado, ganham uma média de US$ 2,80 por dia.
A solução implementada pela Acceso no país está baseada na compra de frutas, vegetais e peixes, que são processados e embalados em armazéns administrados pela própria comunidade; esses produtos são entregues a varejistas e supermercados de alto valor. Como resultado, de acordo com o fundo, a empresa aumentou os ganhos dos produtores em 250%.