Expandir as fronteiras e levar o negócio para outros países, por meio a exportação, é o sonho de muitos empreendedores que querem aumentar a competitividade de suas empresas. Mas, se às vezes já é difícil gerir um negócio nacional, pode parecer ainda mais complicado aprender sobre regras e culturas de outros lugares.
Para ajudar quem planeja internacionalizar o negócio, o analista de competitividade do Sebrae Gustavo Reis explica em vídeo, na nossa seção "3 Perguntas Para", os benefícios de tornar um negócio internacional e ensina por onde começar.

“É fácil internacionalizar, desde que o empresário siga o processo de acessar esse mercado internacional. Ele não é muito diferente do mercado nacional, uma vez que você precisa achar esse cliente e entender como ele consome, mas o ponto importante é que a estratégia de internacionalização seja conhecida por toda a equipe. Na prática, há empresas que já nascem internacionalizada, sem necessariamente passar pelo comércio local, nacional ou estadual”, explica.
O vídeo completo você confere a seguir:
Dicas sobre carreira e empreendedorismo
O quadro '3 perguntas para' recebe especialistas para responder dúvidas dos leitores sobre carreira e empreendedorismo. Se você tem perguntas sobre mercado de trabalho e negócios, envie para pme@estadao.com ou por meio das nossas redes sociais.
Receba também conteúdos sobre os temas e participe de discussões com profissionais na comunidade do Estadão Carreira e Empreendedorismo no Telegram. Para entrar no grupo, clique aqui.
Veja alguns dos assuntos já discutidos:
- Empreendedorismo e a nova economia
- Diversidade e inclusão com o diretor de talentos da Vivo, Fernando Luciano
- Como se destacar no LinkedIn com Claudia Gasparini, editora de notícias da plataforma
- Mulheres no mercado de trabalho com Jandaraci Araújo, executiva do mercado financeiro
- Comunicação eficiente no trabalho com Vívian Rio Stella, especialista em comunicação corporativa
- Empreendedorismo com Caito Maia, fundador da Chilli Beans