O faturamento das franquias no País cresceu 13,5% em 2024, indo de R$ 240 bilhões em 2023 para R$ 273 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e são nominais, sem considerar a inflação.
Os três segmentos com maior crescimento foram:
- Entretenimento e lazer - 16,6%
- Saúde, beleza e bem-estar - 16,5%
- Alimentação/food service - 16,1%
“O faturamento é robusto e mostra que as operações seguem crescendo”, falou o presidente da ABF, durante a coletiva de divulgação dos dados, Tom Moreira Leite, que também é CEO do Grupo Trigo, que conta com marcas como China in Box, Spoleto e Gendai.

O resultado também superou a expectativa da entidade, que era de 10%. No quarto trimestre de 2024, as receitas das franquias atingiram um montante de R$ 81 bilhões - aumento de 11,3% em relação ao mesmo período de 2023, que teve resultado pouco acima de R$ 72 bi.
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Para a ABF, duas coisas que explicam este resultado positivo são “recuperação do consumo, alavancado pela baixa histórica dos níveis de desemprego, pelo aumento da massa salarial e do poder de compra das famílias, além de elevação do PIB.”
O número de marcas franqueadoras se manteve estável, de acordo com o levantamento, com 3,3 mil. Já o volume de operações cresceu 0,9%, atingindo 197.709. Vale ressaltar que são consideradas marcas associadas à ABF.
O estudo considera apenas marcas associadas à ABF.