Franquias em postos de gasolina: Veja opções, faturamento e quanto custa para ter um negócio em 2025

Localização estratégica permite fluxo constante de clientes, mas é preciso oferecer serviços e produtos de acordo com o perfil do público

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Foto do author Victoria  Lacerda

O setor de franquias em postos de gasolina está em crescimento acelerado no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento mais que dobrou sua participação, passando de 5,2% das franquais em 2023 para 11,7% em 2024.

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Como destaca Vinicius Barreto, vice-presidente da vertical Scale-Up do Ecossistema 300 Franchising, a inclusão de franquias em postos de gasolina, especialmente os de maior porte, visa otimizar o espaço e aumentar a rentabilidade, aproveitando áreas subutilizadas.

“Para os franqueados, essa localização estratégica garante um fluxo constante de clientes, semelhante ao de shoppings ou supermercados, sem grandes custos de aquisição.”

Franquias em postos de gasolina se beneficiam do movimento contínuo de clientes, segundo especialista. Foto: fotofotofoto - stock.adobe.com

O especialista ainda destaca que, ao diversificar os serviços, com opções como alimentação e lavagem de roupas, o posto se torna mais atrativo e conveniente.

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“Franquias de marcas reconhecidas atraem seu público fiel, elevando o fluxo de pessoas e impulsionando as vendas de combustível, além de agregar valor à imagem do posto, transmitindo modernidade e sofisticação. O posto também pode se beneficiar de parcerias estratégicas com as franquias.”

“Em postos menores, a limitação de espaço geralmente leva à escolha de uma única franquia, como as lojas de conveniência, que oferecem variedade em áreas compactas. Para o franqueado, isso significa um ponto de venda com alto tráfego e visibilidade, e custos operacionais potencialmente menores. A escolha da franquia ideal depende de fatores como espaço disponível, perfil do público, localização e estratégia do posto e do franqueado”, explicou.

As opções abaixo são apenas sugestões de mercado e não constituem uma recomendação da reportagem. Avaliar os modelos e buscar informações adicionais sobre o suporte e a estrutura da franqueadora é fundamental antes de tomar uma decisão.

Confira opções de franquias para operar em postos de gasolina. Os dados são das empresas.

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1. Mundo Di Chocolate

Tem fondue express, produtos à base de cacau sustentável, gelato natural, milkshake, sorvete, açaí e salada de frutas. A rede oferece franquias nos formatos de quiosques para shoppings ou carrinhos móveis para deslocamento, ideais para atrair um público variado.

Modelo Carrinho

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 69 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: 25% a 35% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno: A partir de 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 1.450
  • Unidades em operação: 50

Modelo Quiosque

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  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 119 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Lucro médio mensal: 25% a 30% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno: A partir de 12 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 2.250 ou 5%
  • Unidades em operação: 50

2. Lubrax+

Rede de franquias de troca de óleo e serviços automotivos dos postos Petrobras.

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 160 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 16 mil
  • Prazo de retorno: Até 24 meses
  • Prazo de contrato: Média de 5 anos, mas pode variar de acordo com contrato do posto
  • Royalties/mês: 5%
  • Unidades em operação: 1.685 ativas + 52 em implantação

3. Maria Açaí

Especializada em açaí artesanal, tem diferentes formatos de franquia, como o Container Pocket e o Container Padrão, ideais para espaços abertos como centros comerciais, estacionamentos, postos de gasolina e praias.

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  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 170 mil (Pocket)
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil a 100 mil
  • Lucro médio mensal: 25% a 30% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno: 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: R$ 1.500
  • Unidades em operação: 70

4. Açaí do Rão

A franquia tem dois modelos de negócios: loja de shopping e quiosque.

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 180 mil (quiosque)
  • Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 6%
  • Unidades em operação: 12

5. Milky Moo

Especializada em milkshakes, tem três formatos de franquia: quiosques, lojas de rua e lojas em shopping.

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  • Investimento inicial total estimado: R$ 190 mil (quiosque)
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil (quiosque)
  • Lucro médio mensal: 15% a 20% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5%
  • Unidades em operação: 422

6. BR Mania

Lojas de conveniência dos postos Petrobras.

  • Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Lucro médio mensal: 10% a 12%
  • Prazo de retorno: 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% em cima do faturamento bruto, exceto para a categoria tabaco que é 2% em cima do faturamento bruto.
  • Unidades em operação: 1.402

7. Lavô

Lavanderias self-service.

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  • Investimento inicial: a partir de R$ 230 mil (incluindo taxa de franquia, máquinas e mobiliário)
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 20 mil e R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: cerca de 60%
  • Prazo de retorno do investimento: em média, 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties: 5%
  • Unidades em operação: mais de 600

8. Sal e Brasa Grill Express

Especialista em grelhados.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 350 mil a R$ 700 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 217 mil
  • Lucro médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: 36 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5%
  • Unidades em operação: 43

9. Croasonho

Especializada em croissants recheados, doces e salgados, com opções de pratos executivos e sobremesas. Tem diferentes modelos, incluindo lojas de rua e shopping.

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  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
  • Lucro médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: A partir de 30 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 2% do faturamento bruto
  • Unidades em operação: 53

10. Griletto

Especialista em grelhados e parmegianas.

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Lucro médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: A partir de 30 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 4% do faturamento bruto
  • Unidades em operação: 150

11. Montana Grill

Especializada em carne.

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  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 540 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
  • Lucro médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: A partir de 30 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% do faturamento bruto
  • Unidades em operação: 120

12. Jin Jin

Rede de culinária asiática fast-food.

  • Investimento inicial total estimado: A partir de R$ 540 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
  • Lucro médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: A partir de 30 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% do faturamento bruto
  • Unidades em operação: 70

13. Oliver’s Pizza

A pizzaria tem dois modelos de negócios voltados para postos de gasolina.

  • Investimento inicial total estimado: R$ 700 mil (Modelo Premium) a R$ 820 mil (Modelo Oliver’s House)
  • Faturamento médio mensal: R$ 225 mil a R$ 515 mil
  • Lucro médio mensal: 14% a 16% do faturamento bruto
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Royalties/mês: 5% + 2,5% para marketing
  • Unidades em operação: 8
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