Veja as vantagens de transformar um produto em indicação geográfica

Analista de inovação do Sebrae fala em vídeo sobre como usar as indicações para agregar mais valor ao produto e à empresa; fluxo turístico e aumento de preço são vantagens para empreendedor

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Queijo da Serra da Canastra, café do Cerrado Mineiro, rendas de Divina Pastora, em Sergipe. Regiões reconhecidas como polo de produção de determinado produto ou prestação de um serviço são classificadas como indicação geográfica (IG). Nelas, as condições de clima, solo, altitude e a cultura das pessoas influenciam as características do que é desenvolvido ali. Ter sua empresa ligada a uma IG pode contribuir para melhorar o negócio e os produtos.

A analista de inovação do Sebrae Hulda Giesbrecht explica em vídeo o que é a indicação geográfica e como obter o registro de uma alguma região - os pedidos são analisados e concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Hulda fala também sobre o uso do selo correspondente à área e as vantagens de ter o negócio associado a ela.

Indicações geográficas agregam valor ao produto e ajudam a melhorar as condições do negócio. Foto:

PUBLICIDADE

Segundo ela, um produto protegido pela indicação geográfica que usa o selo adequado se torna diferenciado no mercado, ganha reputação e tem valor agregado que pode estar na forma do aumento de preço.

A especialista destaca, ainda, a ampliação do fluxo turístico como um benefício aos negócios da região, que ficam em destaque pela natural curiosidade do público ao visitar essas áreas.

Veja no vídeo abaixo:

 

Dicas sobre carreira e empreendedorismo

O quadro 3 perguntas para recebe especialistas para responder dúvidas dos leitores sobre carreira e empreendedorismo. Se você tem perguntas sobre mercado de trabalho e negócios, envie para pme@estadao.com.

Publicidade

Receba também conteúdos sobre os temas e participe de discussões com profissionais na comunidade do Estadão Carreira e Empreendedorismo no Telegram. Para entrar no grupo, clique aqui.

Confira alguns dos assuntos já tratados nos vídeos:

Como aumentar a produtividade da empresa: Sebrae dá dicas em vídeo

Como formar um jovem líder? Executiva dá dicas em vídeo

Caito Maia: 'Use tecnologia, mas nunca esqueça do potencial do ser humano'

Como internacionalizar sua empresa e exportar? Veja dicas do Sebrae

Veja dicas do presidente da Avon sobre diversidade e inclusão nas empresas

Publicidade

Site próprio ou marketplace? Veja dicas de especialista do Sebrae

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.