FABRÍCIO DE CASTRO - JORNAL DA TARDE
O supermercado Atacadão, de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, é o mais barato da Capital. Isso é o que aponta um levantamento divulgado ontem pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), feito em 1.010 estabelecimentos em 13 cidades do País. No local, o paulistano gasta R$ 215,94 para comprar uma cesta com 100 produtos de marca pesquisados pela entidade.
O estudo da Pro Teste, realizado nos meses de fevereiro e março, serve para orientar as compras do consumidor. Na chamada Cesta 1, considerada na pesquisa, estão reunidos 100 produtos de uso corrente, das marcas mais procuradas.
O Atacadão, que registrou os melhores resultados, recebeu 100 pontos e serviu como parâmetro de comparação. Os demais mercados receberam notas maiores, o que indica um custo mais elevado. Quem recebeu 110 pontos no ranking, por exemplo, chega a ser 10% mais caro que o Atacadão.
A pesquisa mostrou ainda a diferença de preços entre produtos exatamente iguais. O pacote de 500 gramas do espaguete número 8 da marca Renata, por exemplo, foi encontrado por R$ 1,09 e por R$ 3,45 em supermercados diferentes - uma diferença de 217%.
Na lista dos 13 supermercados mais baratos (confira os endereços acima) aparecem apenas quatro bandeiras: Atacadão, Assai, Dia% e Andorinha. "A lista do Pro Teste serve para que o consumidor conheça os mercados mais baratos e avalie se vale a pena comprar nesses locais", afirma Michele Marques, coordenadora da pesquisa.
Segundo ela, cos consumidores que moram longe dos supermercados mais baratos precisam avaliar se os custos com transporte vão compensar o deslocamento.
Para a aposentada Ofélia Anunciato Ferreira, de 67 anos, a distância não é problema. "Moro há anos ao lado do Dia% da Rua da Mooca", afirma. Atenta aos preços, Ofélia compara os valores cobrados em redes como Carrefour e Extra. "Vou sempre no que está mais em conta. E aqui, realmente, os preços são mais baixos."
Ofélia afirma, no entanto, que nem todas as marcas são encontradas no Dia%. Esse é um problema, aliás, considerado pela Pro Teste.
No levantamento, foram considerados os supermercados que apresentaram 55% dos 100 produtos de marca pesquisados. Por isso, os consumidores podem nem sempre encontrar todos os produtos que procuram nos locais mais baratos.
O mais indicado é tentar equilibrar a compra de produtos de marca e os preços mais baixos. Para isso, a administradora Rosemeire Siqueira, de 47 anos, costuma comparar preços e comprar em vários locais. "Vou a alguns supermercados, justamente para encontrar os melhores preços", afirma. "Acabo sentindo no bolso o resultado da pesquisa."
O economista Luís Carlos Ewald, autor do livro Sobrou dinheiro!, afirma que, seja qual for o supermercado escolhido, o consumidor deve fazer uma lista prévia e evitar as compras por impulso. "Leve apenas o necessário para a casa. Assim, já é possível economizar."
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