De forma bem resumida, aí estão todas as modalidades em que é permitido o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Recebemos com frequência muitas mensagens com perguntas sobre possibilidade de resgate para pagar dívidas, para investir no casamento, para pagar faculdade, comprar carro e outras dúvidas. Nada disso é permitido pela lei. O resgate só é permitido nas circunstâncias abaixo, em nenhuma outra mais.
Atualmente, o saque é permitido ao trabalhador que for demitido, em caso de aposentadoria ou de morte
Quem vai comprar a casa própria também pode utilizar o dinheiro do fundo
PUBLICIDADE
A pessoa que contribuiu para o FGTS mas que, ao perder o emprego, ficou três anos sem trabalhar com a carteira assinada, pode sacar os recursos acumulados.
O dinheiro é liberado ainda para o trabalhador com câncer, AIDS ou doença grave em estado terminal
Publicidade
O mesmo vale para pessoas com mais de 70 anos de idade, para trabalhadores que aplicam em quotas de Fundos Mútuos de Privatização e para quem possui uma necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorram de desastre natural ocorrido em área de emergência ou de estado de calamidade
O FGTS poderá ser usado também para pagar prestações atrasadas do financiamento da casa própria
Além disso, o projeto permite o uso para a compra de lote e para pagar parcelas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) - já foi aprovado na Câmara dos Deputados, aguarda aprovação no Senado.