PUBLICIDADE

Advogados de petista contestam conclusão da polícia e reafirmam crime político

Defensores de petista morto dizem ter recebido decisão da polícia com ‘surpresa’ e falam em ‘intolerância’

Por Bruno Zanette
Atualização:

FOZ DO IGUAÇU - A defesa do guarda municipal e tesoureiro do PT, Marcelo Arruda, morto durante a própria festa de aniversário há uma semana, reafirmou, nesta sexta-feira, 15, que a motivação do crime foi intolerância política. Também nesta sexta-feira, a Polícia Civil apresentou a conclusão do inquérito e indiciou o agente penal federal Jorge Guaranho, autor dos disparos que mataram Arruda, por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e por colocar em risco a vida de outras pessoas. Já a defesa de Guaranho disse ter entendido a conclusão do inquérito como “correta”.

PUBLICIDADE

“A defesa vê com muita preocupação e muita surpresa essa constatação pela Polícia Civil de que não houve motivação política. Porque a própria família do Guaranho disse em declaração que ele chegou ao local e proferiu palavras de ordem do tipo ‘Bolsonaro’, ‘mito’, o que tem, evidentemente cunho político”, afirma um dos advogados que representam a família de Arruda, Ian Martin Vargas.

Na conclusão do inquérito, a delegada designada para acompanhar o caso, Camila Cecconello, reconhece que a primeira vez que Guaranho foi até a festa de aniversário de Arruda, decorada com as cores do PT e com imagens do ex-presidente Lula, foi com a intenção de provocar.

Para Vargas, o que reforça o crime de ódio político foi o fato de Guaranho saber da decoração da festa, por meio de uma pessoa que tem acesso às imagens das câmeras de segurança por ser sócio da Aresf, o clube onde era realizada a festa, e ter comentado com o agente penal.

“É o que teria motivado ele a ir até o local. Então, se ele foi até o local por conta dessa informação, se ele chega até o local conforme a própria esposa dele narrou em declarações, ouvindo música alta em referência ao presidente, proferiu as palavras de ordem e logo em seguida já faz as ameaças e depois retorna ao local, é evidente que o segundo momento em que ele chega e efetua os atos brutais que causaram a morte do guarda municipal Marcelo Arruda, tem relação com o primeiro momento e a divergência extremamente violenta da intolerância política”, afirmou o advogado.

Segundo ele, “independentemente da conceituação penal do enquadramento jurídico da acusação, a motivação política tem que estar presente na denúncia, no processo e no relatório policial, também”.

“A defesa reafirma que houve essa motivação política, é um fato público e notório, indissociável o segundo momento do primeiro momento, que fez ele ir até o local onde não era convidado, onde não trabalhava, era um local privado, alugado, e realizar os atos brutais e extremamente violentos, naquela noite, causando a morte precoce do guarda municipal e líder sindical Marcelo Arruda”, disse o advogado.

Publicidade

Os advogados que representam Arruda disseram ainda que aguardam a manifestação do Ministério Público depois do inquérito concluído e se vai requisitar mais diligências à autoridade policial.

O promotor que vai analisar o inquérito e decidir se oferece ou não denúncia contra o agente penal, Tiago Lisboa, disse nesta sexta-feira que não falaria sobre o assunto “antes do oferecimento da denúncia”.

Defesa de Guaranho diz que só cliente pode esclarecer o que ocorreu naquela noite

O advogado de defesa de Jorge Guaranho entende ser correta a conclusão do inquérito policial em não admitir a intolerância política como motivação do crime. “A defesa entende que está correta a forma da autoridade policial em não admitir que tenha sido um crime cometido em detrimento da política”, disse o advogado Cleverson Ortega.

Reprodução de foto de rede social do agente penal federal Jorge Guaranho repetindo gestual de Bolsonaro  

Para Ortega, seu cliente é a única pessoa que pode esclarecer o que o levou a retornar ao local da festa. Guaranho continua internado na UTI em estado grave, sem previsão de alta, respirando com ajuda de aparelhos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.