Agrishow cancela cerimônia de abertura após polêmica com o governo

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse ter sido ‘desconvidado’ de participar do maior evento agropecuário do País em razão da presença do ex-presidente Bolsonaro

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola do País, anunciou na noite deste sábado, 29, que cancelou a cerimônia de abertura que estava marcada para acontecer na segunda-feira, 1º de maio. Os organizadores do evento disseram que a decisão foi tomada em virtude de “toda a repercussão gerada pela cerimônia”. O restante do evento está mantido e deve ocorrer normalmente entre os dias 1º e 5 de maio, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A repercussão negativa citada pela nota ocorreu após o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmar que não compareceria na cerimônia de abertura, em virtude da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o ministro, a organização teria sugerido que ele comparecesse no dia seguinte em razão da presença do ex-presidente. Como mostrou o Estadão, o governo federal esperava utilizar o evento para anunciar um crédito extra para o Plano Safra. Esta será a primeira vez, desde sua edição inaugural, em 1994, que a Agrishow não receberá um representante do governo federal na cerimônia de abertura.

Legenda: Feira de agronegócio ocorre entre os dias 1º e 5 de maio. Foto: Agrishow/Divulgação

PUBLICIDADE

A preferência por receber Bolsonaro gerou desconforto no Planalto. O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, informou que o Banco do Brasil retiraria o patrocínio da feira. Em nota, o banco afirmou que comparecerá “de forma comercial” no evento.

Em um comunicado publicado na quinta-feira, 27, a assessoria da Agrishow reiterou o convite feito ao ministro. “A direção da Agrishow reafirma o convite feito ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para participar da abertura da 28ª edição da feira. Para a direção da Agrishow, o ministro vem realizando um ótimo trabalho com muita competência para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e sua participação na feira é muito importante para todo o setor”, diz o comunicado.

A avaliação é que a possibilidade de Fávaro ser cobrado sobre a posição do governo em relação às invasões do Movimento Sem Terra (MST) pode ter pesado na postura reticente do titular da pasta em participar do evento.

A Agrishow espera receber 190 mil visitantes que poderão ver os produtos exibidos por mais de 800 empresas. A nota divulgada na noite deste sábado diz que a feira continuará conectando produtores e as empresas de tecnologia agrícola. “Reiteramos o convite para que mantenha a sua agenda de visita ao evento para conhecer as inovações que estão ampliando a competitividade e desenvolvimento do setor”, diz a nota.

Agrishow é a maior feira de tecnologia agrícola do País. Foto: Reprodução
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.