Ao Vivo

Leitura de carta pela democracia na USP tem gritos de apoio a Lula; Bolsonaro ironiza

Cartas em defesa do processo eleitoral e do estado democrático de direito são lidas neste 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP e em outras 52 manifestações pelo País; Fiesp e entidades apoiaram iniciativa

Acompanhe Ao Vivo
Conteúdo Relacionado

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) abre as portas nesta quinta-feira, 11, para atos em defesa do estado democrático de direito. Além da instituição no Largo de São Francisco, outras universidades em todo o País têm atividades ao longo do dia. Os discursos destacam o sistema eleitoral brasileiro diante de ameaças de retrocessos. Também ocorreram manifestações do público em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Queremos eleições livres e tranquilas, um processo eleitoral sem fake news, sem intimidações”, afirmou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr. Durante o seu discurso, Patrícia Vanzolini, presidente da seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), defendeu o aprimoramento da democracia, mas enfatizou que o momento agora é de reafirmação do regime democrático. “Esse é o momento que diremos que sim, nós queremos avançar e não aceitaremos retrocessos”.

Acompanhe Ao Vivo

15h45
11/08/2022

Encerramos a cobertura Ao Vivo dos atos em defesa do estado democrático de direito desta quinta-feira. Siga acompanhando as principais notícias em http://www.estadao.com.br/politica e https://www.estadao.com.br/politica/eleicoes.

Ato reuniu cerca de 3 mil pessoas no Largo São Francisco Foto: Felipe Rau/Estadão
14h53
11/08/2022

Ato pela democracia é marcado por encontro de gerações

Ato pela democracia é marcado por encontro de gerações. Foto: Estadão

O ato pela democracia realizado nesta quinta-feira, 11, foi marcado pelo encontro de gerações nas ruas de São Paulo. Quando estudantes secundaristas – a maioria com, no máximo, 17 anos – chegaram ao Largo São Francisco, encontraram manifestantes de diferentes faixas etárias acompanhando a leitura da carta.

“Não estamos numa ditadura, mas corremos o risco de perder nossa democracia”, disse Maria Silvia Mariutti, de 71 anos, ao lado de José Cordeiro y Almendro Filho, de 82 anos. O casal esteve presente em 1975 na missa em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, morto durante a ditadura militar.

Ítalo Lo Re

14h46
11/08/2022

Em publicação em sua conta pessoal no Twitter no começo da tarde desta quinta-feira, 11, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou os atos em defesa da democracia que ocorrem em várias grandes cidades do País desde o começo do dia. Em vários tuítes, ele publicou sobre a redução de preço do óleo diesel anunciada pela Petrobrás.

Publicidade

13h37
11/08/2022
13h15
11/08/2022

Ex-preso político lê carta em defesa à democracia em Fortaleza

Em Fortaleza, Inocêncio Uchôa, juiz aposentado e advogado, ex-preso político e presidente do CA de Direito Clóvis Beviláqua da UFC, último antes do AI-5, fez a leitura da Carta aos Brasileiros e Brasileiras.

Manoela Bonaldo

Inocêncio Uchôa lê carta em defesa da democracia em Fortaleza Foto: Marcelo Uchôa
13h06
11/08/2022

Publicidade

13h03
11/08/2022

Belo Horizonte terá ato pela democracia no centro da cidade às 17h

BELO HORIZONTE - Em Belo Horizonte, os atos em favor da democracia estão agendados para às 17h, na Praça Afonso Arinos, no centro da cidade. O local já é conhecido por ser palco de manifestações políticas. Antigamente era conhecida como Praça da República como representação da expressão da liberdade e fica a 1 quilômetro da Praça da Liberdade, onde se tornou comum ter manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na última terça-feira (9), a Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) enviou comunicado em defesa da democracia confirmando “o estrito cumprimento de seu dever de formar e educar, faz coro neste marcante e histórico dia 11 de agosto”.

Marcellus Madureira

13h03
11/08/2022

Opositores a Bolsonaro dominam menções nas redes no debate sobre carta pela democracia

A oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL) foi maioria no debate do Twitter sobre a “carta pela democracia” na manhã desta quinta-feira. Segundo dados do Monitor de Redes do Estadão, as principais hashtags sobre o tema foram #estadodedireitosempre, #cartapelademocracia e #eudefendoademocracia, todas favoráveis ao ato. Leia mais.

Samuel Lima

13h01
11/08/2022

Em Natal, ato pela democracia acontece às 14h30 perto do shopping Midway

NATAL - O ato com leitura da “Carta Pela Democracia” está confirmado em Natal (RN) nesta quinta-feira (11). A manifestação acontece às 14h30 nas imediações do shopping Midway, no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha. As rodovias terão trechos interditados. O ato será coordenado por entidades estudantis e movimentos sociais e sindicais. A Polícia Militar irá empregar 31 agentes para garantir a segurança do ato, entre policiais a pé, motorizados e cavalaria.

Ícaro Carvalho

Publicidade

12h58
11/08/2022

No Recife, políticos participam do ato pela democracia na escadaria da Faculdade de Direito da UFPE

RECIFE - Na escadaria da Faculdade de Direito do Recife (FDR), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), representantes da sociedade civil realizaram a leitura da Carta aos Brasileiros e Brasileiras na manhã desta quinta-feira, 11. O ato começou às 9h, quando manifestantes se reuniram na Universidade Católica de Pernambuco e partiram em direção à FDR. A leitura do documento foi marcada por manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Manifestantes participaram dos atos na Faculdade de Direito do Recife  Foto: Divulgação

A leitura foi dividida por lideranças de movimentos sociais e da academia, além de representantes de grupos como os indígenas de etnia pankararu. Políticos como o senador Humberto Costa (PT), a vereadora Liana Cirne (PT) e o ex-prefeito João Paulo (PT) foram vistos no local, mas não participaram da leitura da carta. Às 15h, está marcada uma manifestação com centrais sindicais na Rua da Aurora.

Augusto Tenório