Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Sem avanço sobre drama da Cracolândia, programa de acolhimento a usuários é alvo de auditoria do TCE e decano pressiona governo de SP

Fiscalização da Corte de Contas aponta falhas no Programa Recomeço, entre 2020 e 2022; conselheiro quer informações sobre medidas para atenuar sofrimento de multidão desolada que vaga sem rumo pelas ruas do Centro

PUBLICIDADE

Foto do author Rayssa Motta
Foto do author Fausto Macedo
Por Rayssa Motta e Fausto Macedo
Atualização:
Cracolândia se instalou no Centro de São Paulo há 30 anos. Foto: Felipe Rau/Estadão

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) apontou falhas graves na operacionalização e na gestão do Programa Recomeço, criado em 2013 para acolher e ajudar na reinserção de usuários de drogas.

PUBLICIDADE

Uma das primeiras ações do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao assumir o mandato foi apresentar um pacote em parceria com a prefeitura da capital para tentar acabar com a cracolândia, que se estabeleceu em São Paulo há 30 anos e derrotou sucessivos governantes.

A ocupação de áreas do Centro da cidade por milhares de dependentes químicos afeta severamente os comércios e a segurança pública na região.

A fiscalização do TCE analisou ações desenvolvidas no Programa Recomeço entre os anos de 2020 e 2022, durante as gestões dos ex-governadores João Doria (sem partido) e Rodrigo Garcia (PSDB). Os técnicos do TCE fizeram reuniões, visitas e entrevistas.

Publicidade

O relatório foi entregue ao conselheiro Antonio Roque Citadini, decano do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que pediu 'informações, justificativas e/ou esclarecimentos' do governo estadual.

"Interessa para a instrução processual, que o governo informe as medidas que tenha adotado ou pretenda adotar no sentido de solucionar irregularidades assim entendidas pela fiscalização", escreveu. O prazo para resposta é de 15 dias.

O decano do Tribunal de Contas de São Paulo, Antônio Roque Citadini, cobrou esclarecimentos do Governo do Estado. Foto: Nilton Fukuda / Estadão

O programa propõe um modelo terapêutico de acolhimento, ou seja, oferece vagas para internação de dependentes químicos que voluntariamente buscam tratamento contra o vício. O modelo é colocado em prática por meio de parcerias com uma rede de repúblicas, casas de passagem e as chamadas Comunidades Terapêuticas (CTs).

O projeto mobiliza cinco secretarias do governo estadual: Desenvolvimento Social, Saúde, Justiça e Cidadania, Segurança Pública e Educação.

Uma das principais ressalvas da auditoria foi justamente sobre a integração do trabalho, onde os técnicos relatam ter encontrado 'importantes deficiências'.

Publicidade

"A Coordenadoria Geral do programa não está designada, o Grupo de Gestão Executiva (GGE) não está em funcionamento há mais de três anos, o Comitê Técnico-Científico (CTC) e as Câmaras Temáticas nunca foram implementados", diz um trecho do relatório.

Programa de acolhimento a usuários busca oferecer tratamento e ajudar na reinserção social. Foto: Werther Santana/Estadão

PUBLICIDADE

A fiscalização também chama atenção para falhas no controle das vagas de acolhimento e para a falta de indicadores que permitam gerar dados e medir a efetividade do programa.

"Indica-se que, a partir da Coordenadoria Geral do Programa Recomeço, seja dada ênfase no aprimoramento dos mecanismos de gestão integrada e intersetorial da política em estudo. Ademais, destaque-se a indicação de que se elabore e implemente métodos de controle contínuos e sistemáticos sobre o programa, por meio de indicadores de desempenho, de modo a permitir a aferição da eficácia e da efetividade do programa", concluem os técnicos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.