Defensoria de São Paulo recomenda passe livre na capital no dia da eleição

Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos diz que gratuidade no transporte é importante para eleitores de baixa renda que não podem pagar deslocamento até local de votação

Blog

image

Blog

Blog do Fausto Macedo

PUBLICIDADE

Por Rayssa Motta

Ofício foi enviado nesta sexta à Prefeitura de São Paulo e pede resposta em até 24 horas. Foto: Elisa Rodrigues/SPTrans

A Defensoria Pública de São Paulo recomendou que a prefeitura da capital não cobre passagem no transporte público municipal no próximo domingo, 2, por causa da eleição.

O ofício menciona a decisão do ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que mais cedo defendeu a gratuidade das tarifas. O ministro decidiu não obrigar as prefeituras a isentarem os passageiros, mas disse que é uma "boa ideia de política pública".

"É recomendável que o Poder Executivo Municipal adote medidas necessárias à concessão de isenção tarifária aos passageiros do transporte público nos dias de eleições, de modo a conferir concretude à soberania popular", escrevem as defensoras públicas Fernanda Penteado Balera e Surraily Fernandes Youssef, coordenadoras do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos.

A preocupação da Defensoria de São Paulo é com a população de baixa renda, que pode ter dificuldade de custear o transporte até o local de votação.

"O empobrecimento da população nos últimos anos, fruto do grave quadro imposto pela pandemia de covid-19 no País e do aumento da inflação, que impôs dificuldades aos eleitores pobres para custeio de seu próprio deslocamento às seções eleitorais e para o exercício de seu direito de voto, devendo o Município, portanto, garantir o pleno exercício da cidadania", afirma o órgão.

Continua após a publicidade

A prefeitura ainda não informou sobre o passe livre, mas afirmou que vai colocar 6,8 mil ônibus nas ruas no domingo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Notícias em alta | Política






Veja mais em politica