Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Deputados indicam ex-diretor do Detran para conselheiro do TCE de São Paulo

Maxwell Borges de Moura Vieira, advogado, próximo do ministro do STF André Mendonça será sabatinado nesta quarta, 10, na Assembleia Legislativa para a vaga do conselheiro Robson Marinho, que se aposenta em janeiro aos 75 anos

PUBLICIDADE

Foto do author Rayssa Motta
Foto do author Fausto Macedo
Atualização:

O advogado Maxwell Borges de Moura Vieira foi indicado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). A sabatina está marcada para ocorrer na manhã desta quarta-feira, 10, às vésperas do recesso legislativo, e a nomeação deve ser votada no mesmo dia.

PUBLICIDADE

Com a aposentadoria do conselheiro Robson Marinho, que completa 75 anos em janeiro, uma vaga será aberta no TCE. Será a segunda indicação ao tribunal na gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Aos 39 anos, o advogado nascido no Piauí foi diretor do Detran e ocupou cargos na Secretaria de Planejamento e Gestão, na Secretaria de Segurança Pública e no Procon de São Paulo. Também foi diretor de projetos de mobilidade e serviços urbanos no Ministério do Desenvolvimento Regional durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, compõe o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol.

Maxwell Borges de Moura Vieira é um dos cotados para a próxima vaga ao TCE-SP Foto: Mauricio Garcia de Souza

O advogado é próximo do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), e tem como padrinho o deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP), que foi seu principal aliado na busca por apoio para se viabilizar como candidato ao TCE.

Sete conselheiros compõem o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Quatro deles são indicados pela Assembleia Legislativa, por projeto de decreto legislativo, e três vagas são preenchidas pelo governador.

Publicidade

Na Assembleia Legislativa, a escolha dos candidatos ocorre por meio de listas de apoio. Na prática, as lideranças dos partidos centralizam o processo. O Palácio dos Bandeirantes também influencia a indicação. Maxwell conseguiu o apoio de 88 deputados.

O advogado já havia pleiteado o cargo de conselheiro do TCE no ano passado, quando chegou a colher assinaturas junto aos deputados, mas acabou preterido pelo então deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli, escolhido por Tarcísio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.