Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Jean Cleuter é eleito presidente da OAB Amazonas

Jean Cleuter Simões Mendonça, da chapa ‘OAB Unida’, derrotou Paulo Mafioletti, da ala conservadora da advocacia amazonense

PUBLICIDADE

Por Alisson Castro

Jean Cleuter Simões Mendonça foi eleito presidente da OAB-AM com 3.068 votos. Foto: Divulgação/OAB-AM

A eleição na seccional amazonense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) consagrou nesta terça-feira, 16, a vitória do advogado Jean Cleuter Simões Mendonça, da chapa 'OAB Unida', com 3.068 votos. Ele foi escolhido presidente da entidade ao derrotar o candidato Paulo Mafioletti, da Chapa 10, que 692 votos.

PUBLICIDADE

Mafioletti se apresentava como representante da ala conservadora dos advogados e gerou controvérsia ao criticar regras aprovadas no ano passado pelo Conselho Federal da OAB para garantir paridade racial e de gênero no processo eleitoral.

A gestão atual, iniciada com Marco Aurélio Choy, que deixou o cargo para assumir a vaga de procurador-geral do município de Manaus e foi sucedido pela vice-presidente Grace Benayon, encerra em 31 de dezembro. Jean assume em 1º de janeiro de 2022 e tem mandato até 2025.

"Quero agradecer o trabalho de cada um de vocês. Vamos trabalhar para garantir cada vez mais o fortalecimento da advocacia amazonense", disse Jean ao ser recepcionado pelos apoiadores no final da apuração.

Em Manaus, a votação ocorreu na Arena da Amazônia e terminou às 17h, no horário da capital. Houve ainda sessão eleitoral nos municípios de Parintins, Tefé, Manacapuru, Itacoatiara, Humaitá e Tabatinga.

Publicidade

Durante a votação, Jean Cleuter afirmou que vai apoiar a candidatura do advogado amazonense Alberto Simonneti para a presidência da OAB Nacional, cuja eleição está prevista para ocorrer em janeiro de 2022.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.