PUBLICIDADE

Bolsonaro aciona STF contra Lula e Gleisi por ofensa a sua honra

Presidente reclama de episódios em que petistas se referiram a ele como genocida, miliciano, assassino, demônio e canibal

Foto do author Eduardo Gayer
Por Eduardo Gayer
Atualização:

BRASÍLIA - Crítico recorrente do Poder Judiciário, o presidente Jair Bolsonaro (PL) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, por supostos crimes contra sua honra, por causa de termos depreciativos. A petição chegou no STF nesta sexta-feira, 25. O processo foi distribuído e caiu nas mãos do ministro Kassio Nunes Marques, indicado à Corte por Bolsonaro.

Bolsonaro argumentou que Lula e Gleisi utilizaram comícios e outras atividades da campanha eleitoral de 2022 para “macular sua honra” com “falas ofensivas”.

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

PUBLICIDADE

Bolsonaro listou na ação episódios nos quais Lula usou atos de campanha e a propaganda eleitoral gratuita para chamá-lo de “genocida”, “miliciano”, “assassino”, “demônio” e “canibal”. O presidente afirma que Gleisi teria o “difamado e injuriado” em diversas oportunidades.

Ele pediu a imputação de crimes aos petistas. O requerimento de abertura de investigação foi enviado ao Supremo pelo diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.