Bolsonaro afirmou que sua participação nos debates ainda não está decidida: “Vou ver, vou ver. Isso é questão de estratégia”, afirmou para jornalistas. Mas acrescentou que se seu principal concorrente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participar, ele também vai marcar presença. “Eu fecho agora: se Lula for, eu vou junto com ele”, disse, em visita a Foz do Iguaçu (PR) nesta sexta-feira, 5.
Agregador de pesquisas
Tanto Bolsonaro quanto Lula já sinalizaram não participar dos debates no primeiro turno. O presidente justificou essa decisão na terça-feira, 31, dizendo que queria evitar levar “pancada” dos adversários. Ele propôs também que as perguntas dos debates fossem combinadas previamente “para não baixar o nível”.
Lula, por sua vez, propôs um modelo de debates semelhante ao dos Estados Unidos, com no máximo três eventos no primeiro turno, unindo diversas emissoras em cada um deles. “Não dá para atender cada TV, rádio, rede social, se não a gente se tranca no estúdio”, disse o ex-presidente.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/3JGB7C5OB5G77J7SYSNHI663EQ.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/ktbnVRUYF-5aLTnAOuxwTLALNr0=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/3JGB7C5OB5G77J7SYSNHI663EQ.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/XRUb5GUrWPLVn8Mi-Yca6dmcT-U=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/3JGB7C5OB5G77J7SYSNHI663EQ.jpg 1322w)
“Nunca um presidente, que eu tenha conhecimento, participou do primeiro turno de debates”, alegou Bolsonaro, no Paraná. Outros chefes do executivo, como Lula e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) realmente não marcaram presença nos debates de primeiro turno em seus respectivos anos de reeleição. No entanto, a presidente Dilma Roussef (PT) participou dos eventos em 2014.
‘Duvido que tenha coragem de cassar meu registro’
Também durante sua visita a Foz do Iguaçu, Bolsonaro voltou a desafiar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a segurança das urnas eletrônicas. “Tô desafiando os próprios ministros do supremo a, em público, virem debater comigo a questão”, disse ele.
Leia mais
Alexandre de Moraes diz que TSE pode cassar registro de candidato que divulgar fake news
Ministro afirma que a Corte eleitoral está ‘preparada para combater as milícias digitais’ este ano.
‘Decisão de Nunes Marques põe em xeque sinalização do TSE de combater fake news’, diz especialista
Para Fernando Neisser, Corte eleitoral tinha passado mensagem clara de não seriam toleradas fake news contra sistema eleitoral ao cassar mandatos de deputados
Datafolha: 73% dos brasileiros afirmam confiar na urna eletrônica; em março, eram 82%
O levantamento ainda mostrou que 58% enxergam de forma positiva a atuação das Forças Armadas na contagem dos votos nas eleições.
Sobre a possibilidade de ter seu registro cassado por fake news e ataques ao modelo de eleições com urnas eletrônicas, questionou a coragem dos ministros. “Vai cassar meu registro? Duvido que tenha coragem de cassar meu registro. Não tô desafiando ninguém”.
O presidente acrescentou ainda que não pode ser cassado porque não há uma tipificação de crime para fake news. “Eu defendo a liberdade. Onde tá a tipificação para fake news?”, alegou.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Política
Veja mais em politica