O presidente Jair Bolsonaro ironizou uma publicação em que o ator Mark Ruffalo, que interpreta o Hulk nos cinemas, criticava a sua participação na Cúpula das Américas, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Nas redes sociais, o astro de Hollywood “aconselhou” o presidente americano, Joe Biden, a não confiar no mandatário brasileiro: “O homem com quem você está se encontrando hoje não respeita a democracia e ameaça consistentemente dar um golpe”, escreveu.
Em resposta, Bolsonaro chamou o ator de Mark “Ruffles” e desqualificou o personagem da Marvel. “Estou certo de que você nunca leu a Constituição brasileira, mas eu te garanto que ela não é nada perto das complicadas falas que você tem de decorar no script do Hulk: ‘AHGFRR’”, publicou o presidente, em inglês.
“Leia e você vai ver que estou não apenas respeitando, mas protegendo o estado de direito do Brasil”, completou. Em seguida, comparou a si mesmo com o Capitão América e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Thanos, vilão emblemático no arco narrativo da série de filmes dos Vingadores, da Marvel.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/GWVC65OM3VD3BLRAPBQ6VUQWGE.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/UIL3I36bZxFyuKT_PljLu-Su2s0=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/GWVC65OM3VD3BLRAPBQ6VUQWGE.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/ukJKI1Yx4gIalKfYu5WhVt4Rzd0=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/GWVC65OM3VD3BLRAPBQ6VUQWGE.jpg 1322w)
Bolsonaro está em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde participa da IX Cúpula das Américas, evento organizado pela Casa Branca para estimular a cooperação entre os países americanos. Ele se encontrou com o presidente Joe Biden nesta quinta-feira, 9, e, hoje, tem agenda com os presidentes da Colômbia, Iván Duque, e do Equador, Guillermo Lasso.
Manifestantes aproveitaram a presença do chefe do Executivo no país para protestar contra o desmatamento e na cobrança por empenho nas buscas pelo desaparecimento de Dom Phillips, jornalista inglês do The Guardian, e do indigenista Bruno Pereira. Caminhões circulam pelas ruas de Los Angeles carregando mensagens como “Onde estão Dom e Bruno?”, “Mentiroso na cidade”, “Fora Bolsonaro” e “Não confie em Bolsonaro”.
O ator Mark Ruffalo tem acompanhado a política brasileira; no âmbito das redes sociais, ele foi uma das principais vozes internacionais na campanha em defesa do voto jovem e já fez diversas publicações sobre o tema.