Candidato de Ciro em SP diz que Lula é ‘grande homem que fracassou’

Pré-candidato do PDT ao governo de São Paulo, Elvis Cezar afirma querer atrair o voto moderado

PUBLICIDADE

Por Pedro Venceslau e William Castanho
Atualização:
2 min de leitura

Ex-prefeito de Santana de Parnaíba por dois mandatos, o advogado imobiliário Elvis Cezar, de 45 anos, fez sua carreira por 19 anos no PSDB antes de migrar para o PDT para disputar o Palácio dos Bandeirantes e dar um palanque para Ciro Gomes no major colégio eleitoral do Brasil.

Em entrevista ao Estadão, o pré-candidato mimetiza o discurso do presidenciável do PDT e faz críticas ao ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT), classificado por ele como “um grande homem que fracassou”. A seguir os principais trechos da entrevista:

O sr. foi do PSDB por 13 anos e migrou para o PDT. Por que mudou de partido?

Saí pelo convite para disputar o governo do Estado de São Paulo. Estava afastado das decisões do partido. O PSDB se distanciou muito do povo. Está chegando numa situação muito triste. Quando poucos decidem numa coletividade, ela começa a ficar em risco.

Elvis Cezar, pré-candidato do PDT ao governo de São Paulo: "PSDB se distanciou do povo". Foto: Marcelo Chello/Estadão

O sr. passou 13 anos defendendo governos do PSDB. Não fica desconfortável em criticar agora?

Continua após a publicidade

Defendi, votei e fui militante. Mas não fico desconfortável de forma alguma. O modelo de gestão do último governo é totalmente inapropriado. São Paulo é um Estado que teve superávit de R$ 54 bilhões de 2021 para 2022, mas tem gente morrendo na rua. Não tem crédito para a retomada econômica. Governo bom é o governo aprovado. Aquele que se reelegeu é bom.

O discurso de Ciro Gomes é muito duro contra o PT e o Lula. O que acha dessa estratégia?

Às vezes ele até chama o Lula de amigo. Mas tem uma estratégia: 20% dos votos do Lula são de quem só está com ele porque odeia o Bolsonaro, e 8% dos votos do Bolsonaro só votam nele porque odeiam o Lula. Então são 28% de votos “soft”. Vamos habilitar a candidatura do Ciro para atrair o voto mais moderado. Há uma polarização de ódio e exceção. Queremos estimular o voto por convicção. Criticar Lula e Bolsonaro é uma estratégia, mas também uma verdade.

Qual a sua opinião sobre os governos do PT?

O Lula é um grande homem que fracassou.

Fracassou por quê? Esse fracasso vai impactar o cenário em São Paulo?

Ele (Lula) está liderando em São Paulo. A esquerda nunca foi tão forte em São Paulo, por incrível que pareça. Mas a situação econômica, o preço do combustível, a inflação da cesta básica acima de 20% e a taxa Selic fazem o povo lembrar da época do Lula. O desarranjo econômico do País gera saudade.

Continua após a publicidade

Mas qual foi o fracasso?

Talvez eleger a Dilma? Colocar aqueles moços na Petrobras? Qual foi o fracasso do Lula? Então.

Com essa narrativa, o senhor busca trair o eleitor antipetista de esquerda em São Paulo?

Estou em busca de todos os eleitores. Quero me apresentar como uma proposta nova dentro de um segmento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.