EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia. Com Eduardo Barretto e Iander Porcella

97% dos motociclistas de aplicativo defendem mototáxi em SP, diz pesquisa

Levantamento foi feito pelo Instituto Locomotiva; após pedido da Prefeitura de São Paulo, Justiça suspendeu operação de mototáxi da Uber e da 99

PUBLICIDADE

Foto do author Roseann Kennedy
Foto do author Eduardo Barretto

97% dos motociclistas de aplicativo da cidade de São Paulo afirmaram que a Prefeitura deveria permitir o serviço de mototáxi, segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva. Após um pedido da Prefeitura da capital do Estado, a operação de motos por aplicativo da 99 e da Uber foi suspensa pela Justiça no último dia 27.

PUBLICIDADE

Para 83% dos entrevistados, os governantes deveriam ouvi-los sobre a oferta do serviço de mototáxi. Na visão de 82% dos motociclistas, os vereadores paulistanos deveriam apoiar a oferta desse meio de transporte na cidade.

O levantamento ouviu 500 motociclistas de aplicativo na capital paulista entre 18 e 21 de janeiro. “O trabalho como motociclista de aplicativo é uma das principais fontes de renda para moradores da periferia em São Paulo. Esses trabalhadores, no entanto, esperam ser ouvidos, ter condições dignas e contar com segurança em um ambiente de trabalho regulamentado”, afirmou o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

TQ SÃO PAULO 14.01.2025 METRÓPOLE MOTOTÁXI MOTO TÁXI Movimentação de motos na Avenida dos Bandeirantes na altura da esquina da Rua Cabo Verde. Aplicativo 99 táxi passa a disponibilizar seu aplicativo para corridas de moto táxi na cidade de São Paulo. Prefeito critica decisão da empresa e diz que vai recorrer. FOTO Tiago Queiroz/Estadão Foto: Tiago Queiroz/Estadão

No último dia 27, a Justiça de São Paulo acatou um pedido da Prefeitura e ordenou que a 99 e a Uber suspendessem as operações de mototáxi na cidade. Segundo a Prefeitura, as empresas descumpriram um decreto municipal de 2023 que veda a modalidade. A Uber e a 99, por outro lado, alegam que a legislação federal e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) amparam o serviço de mototáxi.

Desde o último sábado, 8, a Prefeitura tem veiculado uma campanha publicitária contra o serviço de mototáxi. O vídeo tem o depoimento de um motoboy que passou a usar cadeira de rodas após um acidente de trânsito. Por isso a Prefeitura não permite mototáxi por aplicativo, para não acontecer com você o que aconteceu comigo, ou até mesmo pior”, afirmou Renato dos Santos.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.