Um instituto de pesquisas brasileiro desbancou levantamentos tradicionais como os dos jornais The Washington Post e The New York Times (NYT). Na edição mais recente do ranking elaborado pelo estatístico Nate Silver, a AtlasIntel aparece em 1º lugar como o instituto de pesquisas eleitorais mais preciso dos EUA, à frente dos concorrentes mais tradicionais.
Nate Silver é um estatístico especializado em pesquisas eleitorais, e publica periodicamente um levantamento chamado Silver Bulletin. Na última edição deste levantamento, a Atlas Intel aparece com a nota A+, a mais alta disponível. A operação da Atlas Intel é liderada por Andrei Roman, um economista e cientista político de origem romena que vive no Brasil há mais de dez anos e tem doutorado em Governo pela universidade Harvard, nos EUA.
No ranking, Nate Silver atribui à AtlasIntel a menor probabilidade de apresentar resultados discrepantes do resultado das urnas no futuro, em comparação com a média dos institutos de pesquisa. O cálculo é feito confrontando as pesquisas anteriores dos institutos com os resultados das urnas. No ano passado, a AtlasIntel foi a mais precisa em prever o resultado do confronto entre o presidente dos EUA, o republicano Donald Trump, e a candidata democrata Kamala Harris.